A historia do ensino do direito na PUC-Campinas
Eros Pereira
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P414h
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
74f.
Orientadores: Jose Claudinei Lombardi, Vera de Arruda Rozo Cury
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente trabalho tem por objetivo estudar a História do Ensino do Direito na Pontiñcia Universidade Católica de Campinas(PUC-Campinas), após Luna introdução sobre a origem do Direito pátrio e sua formação. Como todas as artes e ciências parecem caminhar para um aperfeiçoamento, a educação é o...
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O presente trabalho tem por objetivo estudar a História do Ensino do Direito na Pontiñcia Universidade Católica de Campinas(PUC-Campinas), após Luna introdução sobre a origem do Direito pátrio e sua formação. Como todas as artes e ciências parecem caminhar para um aperfeiçoamento, a educação é o caminho para sermos homens e mulheres melhores. Tendo em vista que o objetivo final da educação é chegar a todos os cantos de nosso país, o estudo da História do Ensino do Direito na PUCC é um passo no sentido de entendermos como foi a formação dos juristas na instituição, em Campinas, desde a Era Vargas, período de sua fundação, até os dias atuais, levando em conta a relação com os fatos sócio-culturais políticos existentes no contexto histórico. Para se entender a educação jurídica é necessário entender as teorias existentes no contexto no qual foram utilizadas. Não há como falarmos em educação jurídica se não se entender o próprio conhecimento dominante sobre o Direito. As reformas recentes dos Códigos Penal e Civil é mais um capítulo dentre tantas mudanças na história do Direito no Brasil. As refonnas tributárias, políticas, trabalhistas também são fruto de um longo processo histórico. O ensino jurídico onde os professores descarregam informações aos alunos passivamente, com origem desde a época da ditadura militar, ou mesmo antes, está muito defasado diante das necessidades e realidade da sociedade brasileira. Para se pensar em novas formas de ensino jurídico é preciso mudar o próprio conhecimento dominante. O estudo da história do ensino do Direito da PUCC é importante para que se consiga comparar historicamente as mudanças na educação atual. Para se mudar concepções enraizadas de longa data é de primordial importância o estudo de sua formação para que se possa chegar na realidade social, que deve propor novos objetivos para um ensino do Direito, nesta nossa busca de uma sociedade mais justa. Direito aqui é entendido como: a
categoria primordial, segundo a qual se poderão deterrninar as demais, segundo Miguel Reale. Pretendemos nesse trabalho, analisar o histórico do ensino do Direito na Puc-Campinas desde sua fundação no período histórico do governo de Getúlio Vargas no Brasil até os dias atuais. Espera-se que este trabalho possa ser uma fonte prática de consulta aos profissionais da área da educação a outros interessados.
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categoria primordial, segundo a qual se poderão deterrninar as demais, segundo Miguel Reale. Pretendemos nesse trabalho, analisar o histórico do ensino do Direito na Puc-Campinas desde sua fundação no período histórico do governo de Getúlio Vargas no Brasil até os dias atuais. Espera-se que este trabalho possa ser uma fonte prática de consulta aos profissionais da área da educação a outros interessados.
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