A musica como agente da transformação entre jovens de periferia
Maria Lucia de Oliveira Santos
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Sa59m
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
53f.
Orientadores: Jorge Luiz Schroeder e Maria Flavia Silveira Barbosa
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este Trabalho de Conclusão de Curso procura demonstrar a importância da música - especi?camente através do Movimento Hip Hop - na educação, como um agente capaz de propiciar transformações no futuro desses jovens que, em sua maioria, residem nas periferias dos grandes centros urbanos. Por ser ainda...
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Este Trabalho de Conclusão de Curso procura demonstrar a importância da música - especi?camente através do Movimento Hip Hop - na educação, como um agente capaz de propiciar transformações no futuro desses jovens que, em sua maioria, residem nas periferias dos grandes centros urbanos. Por ser ainda um assunto recente (50 anos), procuramos nos ater aos fatos e acontecimentos que estiveram ligados ao Hip Hop e que traçaram toda a sua trajetória no Brasil e no mundo. Procurando contextualizar o assunto num período histórico, é a partir da década de 1930 que iniciaremos nosso estudo, para finalmente chegar aos dias atuais. Desta forma, o leitor poderá ter uma ampla visão da problemática que este trabalho abordará. Especificamente, este trabalho foi feito tendo como base pesquisas realizadas em artigos científicos já publicados e/ou ainda em projetos em desenvolvimento, os quais procuram discutir os efeitos que a música traz para os jovens moradores das periferias urbanas. No caso do Hip Hop, os adolescentes (participantes desse movimento) são descritos como protagonistas de seu próprio processo educativo, no qual deixam de ser meros participantes passivos de uma cultura que esta sendo imposta para eles, de um modelo social pronto e acabado e passam a ser autores de si próprios (culturalmente e socialmente), construtores da sua própria cultura; ou seja, através da participação ativa no Movimento Hip Hop, eles resgatam justamente aquilo que visamos demonstrar: que a utilização da música (Hip Hop) na educação é possível e bem-sucedida, quando nosso objetivo é, principalmente, a formação de "autores-cidadãos".
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