As faces da violencia : a relação entre adultos e as crianças na escola
Barbara Souza Quina de Assis
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP As76f
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
108 f.
Orientadores : Aurea Maria Guimarães, Patricia Dias Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Na sociedade brasileira, inserida no sistema econômico capitalista, existe a dominação-exploração de muitos por poucos, das classes subalternas pelas classes dominantes, dos brancos em relação aos negros, entre pobres e ricos, entre mulheres e homens, no entanto, pouco se discute sobre as...
Ver mais
Resumo: Na sociedade brasileira, inserida no sistema econômico capitalista, existe a dominação-exploração de muitos por poucos, das classes subalternas pelas classes dominantes, dos brancos em relação aos negros, entre pobres e ricos, entre mulheres e homens, no entanto, pouco se discute sobre as relações de poder que os adultos exercem sobre as crianças. Este trabalho teve como objetivo, refletir a respeito de algumas formas de violência presentes no âmbito escolar, do poder e domínio que os adultos (profissionais) exercem sobre as crianças (alunos). Partiu-se da hipótese de que na escola, além de existir várias formas de violência envolvendo adultos e crianças, estas reagem, resistem através da chamada indisciplina escolar, ou seja, através de atos de discordância, oposição e não aceitação às formas de poder de dominação existentes na escola. Além disso, buscou-se um referencial teórico composto por Maurício Tragtenberg, Michel Maffesoli, Philippe Áries, Áurea Guimarães entre outros autores que pudessem auxiliar na compreensão desta temática. No entanto, esse trabalho não se restringiu somente ao campo teórico, mas também investigou duas escolas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo as quais foram denominadas como a ¿escola do centro¿ e a ¿escola do bairro¿, ambas com situações sócio-econômicas diferentes Essa pesquisa foi realizada através de observação participante, nas salas de aula e no recreio, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de um questionário individual com as crianças das séries e com os adultos que estão envolvidos no seu cotidiano (professores, inspetor, coordenadora, diretor, vice-diretor, secretários, merendeira, entre outros). Após a realização desta pesquisa no período de dois meses e meio, pôde-se melhor compreender a instituição escolar, seus objetivos e seus valores. O trabalho me ajudou a entender que a violência velada e também explicita não se resume apenas ao uso da força fisica, ela também abrange o aspecto o a ¿alma¿ numa poderosa ¿maquinaria disciplinar
Ver menos
As faces da violencia : a relação entre adultos e as crianças na escola
Barbara Souza Quina de Assis
As faces da violencia : a relação entre adultos e as crianças na escola
Barbara Souza Quina de Assis
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra