O tempo real de ensino-aprendizagem
Adriana Vieira Miranda
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M672t
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
69f.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Constituíram como objetivos centrais desta pesquisa Verificar qual o tempo real de ensino-aprendizagem e o uso que se faz desse tempo. Este estudo se caracteriza, como sendo uma pesquisa quantitativa/qualitativa de natureza observacional, tendo por objeto de estudo a sala de aula, mais...
Ver mais
Constituíram como objetivos centrais desta pesquisa Verificar qual o tempo real de ensino-aprendizagem e o uso que se faz desse tempo. Este estudo se caracteriza, como sendo uma pesquisa quantitativa/qualitativa de natureza observacional, tendo por objeto de estudo a sala de aula, mais especificamente a eficácia do processo de ensinoaprendizagem em relação à organização do tempo de aula. Os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados exclusivamente pela observação, para isso utilizou-se uma pauta estruturada que permitiu observar a presença ou ausência de práticas docentes que promovem a aprendizagem e conhecer a organização do tempo na sala de aula, elaborada e validada por STUARDO (2004). A pauta avalia em que medida as salas observadas apresentaram oportunidades de desenvolvimento relevantes para os alunos, considerando os seguintes aspectos relacionados à quantidade e a qualidade do tempo escolar: o tempo real de ensino-aprendizagem; o desenvolvimento das atividades; o uso de materiais durante a aula; o encerramento da aula; as interrupções; o espaço; a conduta do professor; e a conduta dos alunos. Este instrumento foi utilizado para observar aulas inteiras (do início ao fim) num período de 7 dias alternados, o que permitiu observar se há um padrão de utilização do tempo escolar em cada sala, e o tempo real total de ensino-aprendizagem em comparação com o tempo o?cial designado e a organização desse tempo
Ver menos
O tempo real de ensino-aprendizagem
Adriana Vieira Miranda
O tempo real de ensino-aprendizagem
Adriana Vieira Miranda
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra