Desenvolvimento cultural : interação, dança e deficiencia visual
Fernanda Dias Pereira
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P414d
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
67f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve por objetivo propiciar a vivência da dança por crianças deficientes visuais e investigar as diferentes interações constituídas nas relações dessas crianças com os outros e com essa prática cultural. O estudo empírico foi realizado com dois grupos de convivência de...
Ver mais
Resumo: Este trabalho teve por objetivo propiciar a vivência da dança por crianças deficientes visuais e investigar as diferentes interações constituídas nas relações dessas crianças com os outros e com essa prática cultural. O estudo empírico foi realizado com dois grupos de convivência de crianças, com idade entre 8 e 14 anos, no CEPRE/FCMfUNICAMP. A pesquisa, de caráter qualitativo e etnográ?co envolveu o planejamento e realização de atividades de dança, a descrição, a observação e a análise de situações variadas experenciadas pelas crianças. O material empírico foi registrado em diários de campo e videogravações. A fundamentação teórica ancora-se nos estudos de Vygostky e Wallon, que explícitam para o desenvolvimento humano, a importância das relações sociais e do contexto históricocultural no qual o indivíduo se encontra. Pudemos vivenciar com as crianças diferentes modos de interação e participação na dança, explorando diversos recursos e possibilidades de movimento, expressão e produção cultural. As análises do material empírico mostram as possibilidades que se abrem a partir da mediação do outro e das relações de ensino criando novas condições de desenvolvimento a essas crianças
Ver menos
Desenvolvimento cultural : interação, dança e deficiencia visual
Fernanda Dias Pereira
Desenvolvimento cultural : interação, dança e deficiencia visual
Fernanda Dias Pereira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra