Afetividade : a relação professor - aluno e as influencias no processo ensino aprendizagem e nas tomadas de decisões futuras
Regina Celia da Luz
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP L949a
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
47 f.
Orientador: Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem sobre os aspectos afetivos no desenvolvimento humano e na produção de conhecimentos, bem como a problemática da afetividade na relação professor-alumo (mediação), suas influências e implicações no processo de ensino-aprendizagem e nas...
Ver mais
Resumo: O objetivo do presente estudo é fazer uma abordagem sobre os aspectos afetivos no desenvolvimento humano e na produção de conhecimentos, bem como a problemática da afetividade na relação professor-alumo (mediação), suas influências e implicações no processo de ensino-aprendizagem e nas tomadas de decisões futuras dos educandos. O foco principal da pesquisa é a análise das relações que ocorrem entre as decisões pedagógicas assumidas pelo professor durante o processo de ensino e os possíveis afeitos que as mesmas produzem na interação entre o aluno (sujeito) e os conteúdos escolares (objeto de conhecimento), bem como a influências destes nas decisões futuras. A abordagem teórica está pautada em Almeida (1999); Arantes (2003); Dantas (92); Leite e Tassoni (2002); Marchand (85); Oliveira (92); Oliveira e Rego (2003); Rossini (2003); Saltine (2002); Solé (98); Souza (2003); Tassoni (2000); onde apresentam a concepção de afetividade baseada em Piaget, Vygotsky e Wallon. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas com quatro professores, de constatar se a escolha de sua profissão e a sua prática pedagógica atual sofre ou sofreu influências das práticas pedagógicas dos seus antigos professores. Através dos relatos referentes às interferências do professor em sala de aula ou até mesmo fora dela foi possível perceber que a postura do professor frente ao aluno, bem como frente ao conteúdo trabalhado, influencia consideravelmente na maneira em que os educandos se relacionam com os mesmos, se estendendo às tomadas de decisões futuras, principalmente no tocante a escolha da metodologia dos professores pesquisados. Conclui-se que o êxito dos alunos na sala de aula depende em parte da atmosfera que professor e escola criam, já que a afetividade favorece a construção do conhecimento e o bom relacionamento professor-aluno influencia na aprendizagem e na vida do aluno
Ver menos
Afetividade : a relação professor - aluno e as influencias no processo ensino aprendizagem e nas tomadas de decisões futuras
Regina Celia da Luz
Afetividade : a relação professor - aluno e as influencias no processo ensino aprendizagem e nas tomadas de decisões futuras
Regina Celia da Luz
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra