Como alfabetizar cem por cento da classe?
Eliane Testa Pavan
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P288c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
52 f. : il.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo nasceu de algumas perguntas que acompanham a professora alfabetizadora que tenho sido. O que acontece com aqueles alunos que terminam o ano sem conseguir ler? São eles que não aprendem ou nós, professores, que não lhes ensinamos? Decidi abordar essas indagações através de um...
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Resumo: Este estudo nasceu de algumas perguntas que acompanham a professora alfabetizadora que tenho sido. O que acontece com aqueles alunos que terminam o ano sem conseguir ler? São eles que não aprendem ou nós, professores, que não lhes ensinamos? Decidi abordar essas indagações através de um estudo de caso, que desenvolvi em minha sala de aula, ao longo do corrente ano letivo. Nesse estudo, procurei apreender os efeitos de minhas mediações, como professora, no processo de aprendizagem de uma criança, cujos comportamentos e atitudes eu não conseguia compreender, desde o início do ano, e os efeitos de suas ações e de seu aprendizado nos meus modos de ensinar. Partindo do conceito de relação de ensino, que privilegia a dinâmica interativa na abordagem da docência, registrei, de modo sistemático, dia-a-dia, as relações estabelecidas em sala de aula, descrevendo as atividades que eu propunha, os comportamentos de meu aluno nessas atividades, minhas tentativas de fazer sentido de seus gestos, expressões, ações e fala, as reformulações que introduzia em minha relação com essa criança a partir dos sentidos que eu conseguia elaborar sobrefcom ela, os efeitos que essas reformulações produziam (ou não) em seus comportamentos e ações. Documentei também, pela observação e descrição, as relações dessa criança com outras crianças, na sala de aula e em outros espaços da escola; suas relações com outros professores e funcionários da escola, através da descrição e de conversas informais, suas relações em casa, através de entrevistas com a mãe. O conjunto
de dados assim obtidos foi sendo analisado ao longo do processo de investigação, tendo em conta os princípios do paradigma indicíário de Ginzburg (1989) e os princípios de análise da atividade mediada elaborados por Vygotsky (1991): analisam-se processos de mudança em suas relações dinâmicas. Desse conjunto de dados recortei algumas situações para a caracterização e análise do processo vivido, tendo em vista tanto aquilo que era recorrente, quanto a explicitação das modificações que iam sendo introduzidas na dinâmica interativa estudada, quer como tentativas de aproximação com a criança , quer omo resultado de uma escolha feita a partir da análise do vivido Ver menos
de dados assim obtidos foi sendo analisado ao longo do processo de investigação, tendo em conta os princípios do paradigma indicíário de Ginzburg (1989) e os princípios de análise da atividade mediada elaborados por Vygotsky (1991): analisam-se processos de mudança em suas relações dinâmicas. Desse conjunto de dados recortei algumas situações para a caracterização e análise do processo vivido, tendo em vista tanto aquilo que era recorrente, quanto a explicitação das modificações que iam sendo introduzidas na dinâmica interativa estudada, quer como tentativas de aproximação com a criança , quer omo resultado de uma escolha feita a partir da análise do vivido Ver menos
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