Um Brasil brasileiro : estudo do nacionalismo durante o Estado Novo (1937-1945)
Mariana Massucato
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M389b
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
4 f.
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A educação desse período foi muito marcante pois foi a partir dela que houve a assimilação do nacionalismo, ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional que impõe seus ideais aos cidadãos como forma de sobreviver como unidade. Foi controlando os conteúdos...
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Resumo: A educação desse período foi muito marcante pois foi a partir dela que houve a assimilação do nacionalismo, ideologia segundo a qual o indivíduo deve lealdade e devoção ao Estado Nacional que impõe seus ideais aos cidadãos como forma de sobreviver como unidade. Foi controlando os conteúdos educacionais, e assim controlando a sociedade, que Getúlio Vargas se manteve à frente do governo brasileiro durante quinze anos, com uma ampla aprovação, contendo revoltas e pensamentos contrários ao ideal nacional. O Estado transformou a cultura numa área de atuação política e essa característica perdura até hoje. Vargas mobilizou grande parte da alma e da energia da nação. Carlos Lessa a?rma que "o que somos, hoje, somos em grande parte como um produto da era Vargas" (LESSA, 2004, p.02), pois o Estado e a sociedade dirigente continuam a utilizar a educação como meio de se manter no poder: formando alunos não críticos ou somente para as demandas do mercado de trabalho, não ensinando as crianças a pensar e refletir. O setor educacional foi utilizado de uma forma demagógica para promover o regime ou, melhor dizendo, para promover Vargas. Nas célebres concentrações cívicas era freqüente a presença de estudantes que deveriam ouvir e aplaudir as realizações do regime. Característica também encontrada nos regimes totalitários da Alemanha nazista e da Itália fascista, que também utilizavam o nacionalismo de maneira exacerbada para o controle intelectual da população. A di?culdade é encontrar documentos que comprovem isso tudo, grande parte deles foram destruídos pelo tempo, falta de interesse, ou até mesmo como "queima de arquivo", pois se tratava de um governo ditatorial. Neste trabalho estou me baseando em livros, revistas e as leis orgânicas de ensino da época, que traduzem as idéias transmitidas à população.
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