A escola da juventude como opção de retorno aos estudos
Olinda Torricelli Tineli
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP T493e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
61 f.
Orientador: Sonia Giubilei
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A Educação, num sentido mais amplo, é inerente à sociedade humana e organizou-se no processo histórico de construção do homem como ser social. Por sua vez, o discurso da escolarização foi naturalizado a partir da urbanização decorrente da expansão do capitalismo industrial. No atual modelo...
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Resumo: A Educação, num sentido mais amplo, é inerente à sociedade humana e organizou-se no processo histórico de construção do homem como ser social. Por sua vez, o discurso da escolarização foi naturalizado a partir da urbanização decorrente da expansão do capitalismo industrial. No atual modelo neoliberal, em que o capitalismo expressa seus interesses em mecanismos de exclusão e perda de direitos sociais, a escola se mantém como indispensável para responder aos desafios tecnológicos, priorizando constituir não o cidadão, mas o consumidor, em um mundo globalizado. No caso brasileiro, a política educacional da década de 90 privilegiou a universalização do ensino fundamental, pressupondo que colocar todas as crianças na escola estancaria a produção de analfabetos. Para os já existentes, estariam reservadas políticas focalizadas, como o Programa de Alfabetização Solidária, de modo a garantir a prometida universalização do ensino fundamental. Mesmo não estancando a demanda por EJA, o Brasil alcançou elevado nível de acesso ao ensino fundamental - ainda que a propalada universalização não considere os objetivos propostos para esse nível de ensino - levando parte dos seus concluintes a buscar o ensino médio, num processo de progressiva universalização.Em consonância com essas constatações, os órgãos internacionais, em particular a UNESCO, vêm recomendando direcionar investimentos no nível médio da educação. Também apontando na mesma direção, as conclusões do Encontro Internacional de Especialistas em Ensino Médio Geral no Século XXI, promovido pela UNESCO
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