Causas e razões das dificuldades de acesso do aluno da escola publica a universidade
Denilsa Lopes Gondim
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G586c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
44 f.
Orientador: Cesar Aparecido Nunes
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Ao fornecer conhecimentos e diplomas a uma minoria e recusá-los a uma maioria, ao fornecer uma única forma de cultura, que é a dos privilegiados, em detrimento daquela do meio popular, ao convencer cada um da justeza do processo de seleção, a escola (em seu todo) toma normal e inevitável...
Ver mais
Resumo: Ao fornecer conhecimentos e diplomas a uma minoria e recusá-los a uma maioria, ao fornecer uma única forma de cultura, que é a dos privilegiados, em detrimento daquela do meio popular, ao convencer cada um da justeza do processo de seleção, a escola (em seu todo) toma normal e inevitável esta separação da sociedade entre a minoria que pensa, comanda, administra, controla e a maioria que executa, obedece e se submete. Mas para entender essa longa luta por uma escola aberta à todos, temos que primeiro descobrir de onde vem a escola que temos hoje. Essa escola que instrui uma minoria e elimina a maioria não é democrática e nem fraterna. A maneira como ela está organizada não permite a promoção dos menos favorecidos senão em casos excepcionais. Submetida à lógica da divisão do trabalho, a escola pelos seus mecanismos de seleção e de exclusão, reflete e reforça a hierarquização da sociedade: de um lado em suas universidades e institutos tecnológicos ela forma especialistas superqualificados, pesquisadores engenheiros, planificadores, professores ou médicos, de cuja a competência vai depender do destino dos outros e o "progresso" de todos; de outro lado, enquanto houver empregos não quali?cados ou que requerem apenas um mínimo de quali?cação, a ser preenchidos, a escola produzirá também o seu "refugo". Isto é, pessoas que tendo fracassado em seus estudos e tendo sido convencidas de que o fracasso se deve a sua inferioridade, não terão outra altemativa senão ocupar os empregos menos interessantes e também, "naturalmente", pior remunerados. Em nossa sociedade hierarquizada e desigual, a produção do refugo escolar é tão importante quanto a produção de diplomados
Ver menos
Causas e razões das dificuldades de acesso do aluno da escola publica a universidade
Denilsa Lopes Gondim
Causas e razões das dificuldades de acesso do aluno da escola publica a universidade
Denilsa Lopes Gondim
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra