Avaliação : concepções relatadas a respeito
Luana Ferrarotto
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP F41a
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
125 f.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Conhecer a concepção de avaliação de um professor, e poder entender sobre sua prática em sala de aula. "E nela (na sala de aula) que o professor explicita sua real concepção de educação e os valores que possui" (PINTO, 1994, p. 13). Assim, o intuito do presente estudo, é poder compreender o...
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Resumo: Conhecer a concepção de avaliação de um professor, e poder entender sobre sua prática em sala de aula. "E nela (na sala de aula) que o professor explicita sua real concepção de educação e os valores que possui" (PINTO, 1994, p. 13). Assim, o intuito do presente estudo, é poder compreender o que os professores das séries iniciais do ensino fundamental de Campinas entendem por avaliação. Dessa forma, foi realizado em 2001, a reaplicação da pesquisa feita pelo Prof Dr. Luiz Carlos de Freitas (em 1991) que consistia em explorar as práticas e concepções dos docentes das séries inicias do inunicipio de Campinas. Com essa reaplicação, a iriteneão foi saber se esses docentes mudaram ou não seu modo de conceber a avaliação nos últimos dez anos. Em 2001, foram distribuídos T92 questionários para os profissionais da educação da rede pública do ensino de Campinas (Estadual), por meio das Delegacias de Ensino. Seguindo o formato da pesquisa feita em 1.991, esses questionários abordam questões relacionadas às praticas de avaliação cotidiana, procurando, alem disso, desenhar um pouco das principais caracteristicas dos professores. A partir dos questionários foram construídas duas bases de dados. Uma feita no Excel para as questões fechadas, e outra no Word para as questões abertas. Do cruzamento dessas duas bases de dados saíram oito relatorios descrevendo o perfil e as a concepção de avaliação do profissional da educação que atua na rede pública do ensino de Campinas. Depois de construídos esses relatórios, foi realizada a comparação com os dados obtidos pela pesquisa de 1.991. Para isso, oito novos relatórios foram feitos, sendo que esses reuniam as informações obtidas em ambas às pesquisas. Dessa comparação, foi possivel perceber que: com relação à. formação, percebese que as faculdades particulares continuam sendo as maiores responsáveis pela formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental; os professores, em 2001, definiram a avaliação como sendo a forma de verificar os conteúdos dominados pelos alunos, enquanto que em 1991 ela era vista como forma de acompanhar o desenvolvimento do aluno; sua finalidade tanto em 1991 como em 2001 é tida como verificação dos conteúdos; em 1991, a decisão da aprovaçãofretenção dos alunos era vista como responsabilidade do professor, já em 2001, essa responsabilidade passa a ser destinada ao Conselho de Classe; em relaçäo a esse orgão (o Conselho), na pesquisa feita em 1991, ele era visto como algo positivo, pois ajudava a solucionar problemas e era um instrumento de arialise conjunta, na reaplicação, ele é apontado como sendo algo inútil, que restringe apenas a entrega de papelada, sendo fortemente associado ao poder de decisão
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