Imagem-poema : a poetica de Miguel Rio Branco
Livia Afonso de Aquino
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Aq56i
[Image-poem]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
204 p. : il.
Orientador: Roberto Berton de Angelo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura da obra do artista Miguel Rio Branco por meio de um recorte da poética dos trabalhos em que utiliza o suporte fotográfico como meio expressivo. O fio condutor para a reflexão são as imagens poema que se constituem pelos aspectos sintáticos do fotográfico,...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura da obra do artista Miguel Rio Branco por meio de um recorte da poética dos trabalhos em que utiliza o suporte fotográfico como meio expressivo. O fio condutor para a reflexão são as imagens poema que se constituem pelos aspectos sintáticos do fotográfico, pela temática e principalmente, pelas relações entre as fotografias apresentadas nos livros, nas exposições e nas instalações audiovisuais. Composta por cinco capítulos principais, a dissertação apresenta primeiramente o contexto no qual a obra do autor surge e se expande nas artes visuais no Brasil. O segundo capítulo mostra o recorte dos trabalhos selecionados para compor a análise da poética, dividida entre os três próximos capítulos. Assim sendo, o terceiro capítulo trata dos aspectos sintáticos referentes à constituição do fotográfico como a cor, a luz e a representação do espaço. O capítulo quatro aborda a temática relacionada ao tempo e suas marcas estampadas no corpo. Por fim, o quinto capítulo aponta o trabalho da edição e as relações entre as fotografias que se constituem principalmente na forma de imagens-poema. O interesse deste trabalho reside especificamente em como esta produção compõe a poética através das relações simbólicas entre as fotografias, ou seja, por meio das imagens-poema. Portanto, esta dissertação trata das operações formais e conceituais que as constituem
Ver menos
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura da obra do artista Miguel Rio Branco por meio de um recorte da poética dos trabalhos em que utiliza o suporte fotográfico como meio expressivo. O fio condutor para a reflexão são as imagens poema que se constituem pelos aspectos sintáticos do fotográfico,...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura da obra do artista Miguel Rio Branco por meio de um recorte da poética dos trabalhos em que utiliza o suporte fotográfico como meio expressivo. O fio condutor para a reflexão são as imagens poema que se constituem pelos aspectos sintáticos do fotográfico, pela temática e principalmente, pelas relações entre as fotografias apresentadas nos livros, nas exposições e nas instalações audiovisuais. Composta por cinco capítulos principais, a dissertação apresenta primeiramente o contexto no qual a obra do autor surge e se expande nas artes visuais no Brasil. O segundo capítulo mostra o recorte dos trabalhos selecionados para compor a análise da poética, dividida entre os três próximos capítulos. Assim sendo, o terceiro capítulo trata dos aspectos sintáticos referentes à constituição do fotográfico como a cor, a luz e a representação do espaço. O capítulo quatro aborda a temática relacionada ao tempo e suas marcas estampadas no corpo. Por fim, o quinto capítulo aponta o trabalho da edição e as relações entre as fotografias que se constituem principalmente na forma de imagens-poema. O interesse deste trabalho reside especificamente em como esta produção compõe a poética através das relações simbólicas entre as fotografias, ou seja, por meio das imagens-poema. Portanto, esta dissertação trata das operações formais e conceituais que as constituem
Ver menos
Abstract: Not informed.
Ângelo, Roberto Berton de, 1951-
Orientador
Schiavinatto, Iara Lís, 1964-
Avaliador
Couto, Maria de Fatima Morethy, 1963-
Avaliador
Eluf, Lygia Arcuri, 1956-
Avaliador
Freire, Marcius, 1949-
Avaliador
Imagem-poema : a poetica de Miguel Rio Branco
Livia Afonso de Aquino
Imagem-poema : a poetica de Miguel Rio Branco
Livia Afonso de Aquino
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra