O negro na educação superior : perspectivas das ações afirmativas
Edwiges Pereira Rosa Camargo
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C14n
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
196 p. : il.
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa objetiva avaliar a presença do negro na universidade e as medidas governamentais propostas, tendo em vista ampliar o número de negros na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida na PUC-Campinas, valendo-se de questionários aplicados aos acadêmicos do Programa de...
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Resumo: A presente pesquisa objetiva avaliar a presença do negro na universidade e as medidas governamentais propostas, tendo em vista ampliar o número de negros na educação superior. A pesquisa foi desenvolvida na PUC-Campinas, valendo-se de questionários aplicados aos acadêmicos do Programa de Pós- Graduação e dos cursos de Especialização e Graduação da Faculdade de Educação. Foram sujeitos da pesquisa 331 alunos os quais opinaram sobre ação afirmativa, cota, democracia racial, fornecendo dados quanto ao trabalho, aos cursos freqüentados anteriormente, à renda familiar e auto declaração quanto à cor, a fim de mapear-se o número de alunos negros na Faculdade de Educação. Como resultado, obtiveram-se estes dados: a faculdade de educação é freqüentada por uma maioria feminina e branca e o total de negros (a soma daqueles que se auto declararam de cor preta ou de cor parda) é de 61 alunos. Brancos e negros declararam a inoperância das cotas e questionaram as ações afirmativas dirigidas ao negro por julgarem a medida discriminatória
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Abstract: This study aims to evaluate the presence of black students in the university, analyzing the measures proposed by the government for augmenting the number of black students in higher education. This research was proposed at the Catholic University of Campinas, using questionnaires answered...
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Abstract: This study aims to evaluate the presence of black students in the university, analyzing the measures proposed by the government for augmenting the number of black students in higher education. This research was proposed at the Catholic University of Campinas, using questionnaires answered by graduate, specialization and undergraduate students at the School of Education. Opinions on affirmative action, quotas, and racial democracy were emitted by 331 research subjects. Data was collected on work, previous university programs, family income and self declarations about color, in order to map out the number of black students in the School of Education. The results showed that the student body at the School of Education is made up primarily of white female students. The total number of black students (who declare themselves black or of mixed blood) is 61 students. Both black and white declare that the quota issue is not viable and they question affirmative actions directed towards the black population, as being essentially discriminatory
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