A saude e o dilema da intersetorialidade
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
TESE
Português
T/UNICAMP An24s
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
365 p. : il.
Orientador: Gastão Wagner de Souza Campos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: No presente estudo abordou-se a Saúde e o Dilema da Intersetorialidade. A saúde como uma política intersetorial vem sendo um debate ao longo dos últimos cento e cinqüenta anos na sociedade ocidental. A Constituição Brasileira de 1988 reafirmou este conceito. Para analisar a aplicação de...
Ver mais
Resumo: No presente estudo abordou-se a Saúde e o Dilema da Intersetorialidade. A saúde como uma política intersetorial vem sendo um debate ao longo dos últimos cento e cinqüenta anos na sociedade ocidental. A Constituição Brasileira de 1988 reafirmou este conceito. Para analisar a aplicação de políticas públicas intersetoriais desenvolvidas nos municípios de Fortaleza no Ceará, e Curitiba no Paraná, o autor lançou mão do Postulado de Coerência (TESTA, 1992). O PC considera os conceitos de determinantes ("forças" positivas) e condicionantes ("forças" negativas) na aplicação de políticas e as relações destas com a história e organização, papel e propósitos de governo, e teoria e método. No presente estudo utilizou-se como ferramentas metodológicas análises documentais, entrevistas,
grupos focais e o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo abrangeu o período de 1997 a 2001. As duas experiências, quando examinadas à luz do PC, revelaram, de um lado, similitudes e, de outro lado, diferenças determinadas pelas singularidades de sua história e
organização, bem como a teoria e o método utilizados na implantação das reformas. Em Fortaleza, a intersetorialidade não se materializou por ter a organização condicionado duplamente o método e o propósito. O método, por sua vez, condicionou o propósito. O
condicionamento da organização sobre o método e o propósito também foi observado em Curitiba, onde o propósito apareceu, em relação à intersetorialidade, com menos evidência do que em Fortaleza. Por outro lado, em Curitiba tanto a teoria como o método
evidenciaram-se mais fortes. Em Fortaleza a teoria e o método foram importados; em Curitiba são frutos dos acúmulos de instituições como o IPPUC e o IMAP. As duas experiências estudadas evidenciam uma inquietação no interior do Estado sobre como trabalhar com a intersetorialidade. Observou-se que em relação a ela há um consenso discursivo e um dissenso prático. Esse dissenso nasce da contradição entre a necessidade de integração de práticas e saberes requeridos pela complexidade da realidade e um aparato de
Estado setorializado, onde se acumulam, com maior ou menor conflito, poderes disciplinares que estruturaram hegemonicamente sua organização. Esta organização condicionou os avanços na intersetorialidade das reformas estudadas Ver menos
grupos focais e o Discurso do Sujeito Coletivo. O estudo abrangeu o período de 1997 a 2001. As duas experiências, quando examinadas à luz do PC, revelaram, de um lado, similitudes e, de outro lado, diferenças determinadas pelas singularidades de sua história e
organização, bem como a teoria e o método utilizados na implantação das reformas. Em Fortaleza, a intersetorialidade não se materializou por ter a organização condicionado duplamente o método e o propósito. O método, por sua vez, condicionou o propósito. O
condicionamento da organização sobre o método e o propósito também foi observado em Curitiba, onde o propósito apareceu, em relação à intersetorialidade, com menos evidência do que em Fortaleza. Por outro lado, em Curitiba tanto a teoria como o método
evidenciaram-se mais fortes. Em Fortaleza a teoria e o método foram importados; em Curitiba são frutos dos acúmulos de instituições como o IPPUC e o IMAP. As duas experiências estudadas evidenciam uma inquietação no interior do Estado sobre como trabalhar com a intersetorialidade. Observou-se que em relação a ela há um consenso discursivo e um dissenso prático. Esse dissenso nasce da contradição entre a necessidade de integração de práticas e saberes requeridos pela complexidade da realidade e um aparato de
Estado setorializado, onde se acumulam, com maior ou menor conflito, poderes disciplinares que estruturaram hegemonicamente sua organização. Esta organização condicionou os avanços na intersetorialidade das reformas estudadas Ver menos
Abstract: In this current study the Health and the Dilemma of Intersectoriality was tackled. Health as an intersectorial policy has been a debate during the last one hundred and fifty years in westem society. The 1988 Brazilian Constitution reaffinned this concept. In order to analyze the...
Ver mais
Abstract: In this current study the Health and the Dilemma of Intersectoriality was tackled. Health as an intersectorial policy has been a debate during the last one hundred and fifty years in westem society. The 1988 Brazilian Constitution reaffinned this concept. In order to analyze the application of intersectorial public policies developed in the municipalities of Fortaleza in Ceará and Curitiba in Paraná, the author makes use of the Coherence Postulate (TESTA, 1992). The CP considers the concepts of determinants (positive "forces") and
regulators (negative "forces") in the application of policies and the relationships of these with history, the organization, the role and purposes of govemment, and theory and method. In this current study, documentary analyses, interviews, focus groups and
Collective Subject Discourse were used as methodological tools. The study covered the 1997 to 2001 period. The two experiences, when examined in the light ofthe CP, revealed, on one hand, similarities and, on the other hand, differences determined by the singularities
of their history and organization, as well as the theory and methods used in reform implantation. In Fortaleza, intersectoriality did not materialize, by the fact that the organization regulated twofold, the method and the purpose. The method in tum regulated
the purpose. Regulation of the organization on the method and purpose was also observed in Curitiba. In Curitiba the purpose appeared, in relation to intersectoriality, less evident than in Fortaleza. On the other hand, in Curitiba as much the theory as the method was
shown to be stronger. In Fortaleza the theory and method were imported; in Curitiba they are the fruit of concentrations of municipal institutions such as IPPUC and IMAP. The two experiences studied show uneasiness in the State's interior on how to work with
intersectoriality. It was observed that in relation to this there is a discursive consensus and a practical dissension. This dissension comes ITomthe contradiction between the need for integration of practices and knowledge required by the complexity of reality and a
sectorialized State apparatus, where there is an accumulation, with major or minor conflict, of disciplinary powers that hegemonically structured its organization. This organization regulated advances in the intersectoriality of the studied reforms Ver menos
regulators (negative "forces") in the application of policies and the relationships of these with history, the organization, the role and purposes of govemment, and theory and method. In this current study, documentary analyses, interviews, focus groups and
Collective Subject Discourse were used as methodological tools. The study covered the 1997 to 2001 period. The two experiences, when examined in the light ofthe CP, revealed, on one hand, similarities and, on the other hand, differences determined by the singularities
of their history and organization, as well as the theory and methods used in reform implantation. In Fortaleza, intersectoriality did not materialize, by the fact that the organization regulated twofold, the method and the purpose. The method in tum regulated
the purpose. Regulation of the organization on the method and purpose was also observed in Curitiba. In Curitiba the purpose appeared, in relation to intersectoriality, less evident than in Fortaleza. On the other hand, in Curitiba as much the theory as the method was
shown to be stronger. In Fortaleza the theory and method were imported; in Curitiba they are the fruit of concentrations of municipal institutions such as IPPUC and IMAP. The two experiences studied show uneasiness in the State's interior on how to work with
intersectoriality. It was observed that in relation to this there is a discursive consensus and a practical dissension. This dissension comes ITomthe contradiction between the need for integration of practices and knowledge required by the complexity of reality and a
sectorialized State apparatus, where there is an accumulation, with major or minor conflict, of disciplinary powers that hegemonically structured its organization. This organization regulated advances in the intersectoriality of the studied reforms Ver menos
Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Orientador
Merhy, Emerson Elias, 1948-
Avaliador
Santos, Nelson Rodrigues dos, 1936-
Avaliador
Junqueira, Luciano Prates
Avaliador
Westphal, Marcia Faria
Avaliador
A saude e o dilema da intersetorialidade
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
A saude e o dilema da intersetorialidade
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra