Gerenciamento do conhecimento aplicado a fins educacionais
Leandro Camara Ledel
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP L498g
[Knowledge management applied to educational purposes]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
146p. : il.
Orientador: Ivan Luiz Marques Ricarte
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Resumo: Este trabalho propõe uma arquitetura de suporte ao gerenciamento do conhecimento (GC), que possa servir de base para a confecção de sistemas de suporte a este tipo de aplicação. Essa arquitetura suporta os processos de criação e conversão do conhecimento, com ênfase na identificação de...
Ver mais
Resumo: Este trabalho propõe uma arquitetura de suporte ao gerenciamento do conhecimento (GC), que possa servir de base para a confecção de sistemas de suporte a este tipo de aplicação. Essa arquitetura suporta os processos de criação e conversão do conhecimento, com ênfase na identificação de conhecimentos tácitos de seus usuários. Além disso, discute-se como um sistema de suporte ao GC, desenvolvido com base na arquitetura proposta, pode ser aplicado a fins educacionais. O trabalho descreve os passos seguidos para a definição da arquitetura, detalhando as etapas de modelagem e projeto. Ao final, apresenta-se como exemplo um sistema que segue as especificações da arquitetura e discutem-se os resultados obtidos através da utilização do mesmo em um laboratório de pesquisas acadêmicas
Ver menos
Abstract: This work proposes an architecture of knowledge management (KM) support, that can serve as a base to build systems for this type of application. This architecture supports the processes of knowledge creation and conversion, with emphasis in the identification of tacit knowledge of its...
Ver mais
Abstract: This work proposes an architecture of knowledge management (KM) support, that can serve as a base to build systems for this type of application. This architecture supports the processes of knowledge creation and conversion, with emphasis in the identification of tacit knowledge of its users. Moreover, it is discussed how a knowledge management support system, developed according to the proposed architecture, can be used for educational applications. The work describes the steps followed for the definition of the architecture, detailing the stages of modeling and design. At the end, an example system is presented, following the specifications of the architecture, and its use in a laboratory of academic research is discussed.
Ver menos
Gerenciamento do conhecimento aplicado a fins educacionais
Leandro Camara Ledel
Gerenciamento do conhecimento aplicado a fins educacionais
Leandro Camara Ledel
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra