Um sistema para auxiliar na analise da forma livre de aneis de pistão automotivos
Flavio Antonio Pittorri
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP P687s
[An auxiliary system in performs automotive piston ring free shape analysis]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
Orientadores: Marcio Luiz de Andrade Netto
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação
Resumo: Apesar da sua aparente simplicidade, um anel de pistão utilizado em motores de combustão interna é uma peça extremamente complexa. Sua concepção envolve teorias, cálculos e produção por processos complexos. Por conseqüência, a análise comparativa do seu projeto original com a peça produzida,...
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Resumo: Apesar da sua aparente simplicidade, um anel de pistão utilizado em motores de combustão interna é uma peça extremamente complexa. Sua concepção envolve teorias, cálculos e produção por processos complexos. Por conseqüência, a análise comparativa do seu projeto original com a peça produzida, com o objetivo de detectar possíveis desvios ocorridos na produção, pode ser problemática. Isso se deve à sua própria geometria e aos aspectos de produção, que impedem que o anel tenha um centro bem definido. Em diversas etapas da cadeia produtiva, o anel produzido precisa ser comparado com o seu projeto original (análise da forma livre do anel) e, para isso, ele precisa ser medido de maneira conveniente. O processo de medição do anel sofre da mesma complexidade, pois, como a peça não tem um centro bem definido, é preciso fazer uma aproximação na medição e, com isso, algumas "distorções" podem ser introduzidas. Para minimizar essas "distorções", são comumente utilizadas técnicas numéricas de centralização da forma medida obtida na medição para, assim, tornar viável a análise comparativa entre o anel projetado e o anel produzido. Neste trabalho, um novo método de centralização de formas geométricas é proposto para corrigir as eventuais "distorções" introduzidas no processo de medição do anel. Utilizando técnicas computacionais avançadas, que relaxam a natureza puramente determinística dos métodos numéricos exatos, foi possível construir um algoritmo computacional bastante robusto para auxiliar na análise da forma livre do anel. Os resultados obtidos na análise poderão ser utilizados para aplicação de ações corretivas na etapa de produção
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Abstract: Despite its apparent simplicity, a piston ring applied to internal combustion engines is an extreme complex device. Its conception involves complex theories, calculations and production processes. Thus, the comparative analysis between the original project and the produced piece, aimed at...
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Abstract: Despite its apparent simplicity, a piston ring applied to internal combustion engines is an extreme complex device. Its conception involves complex theories, calculations and production processes. Thus, the comparative analysis between the original project and the produced piece, aimed at detecting production deviation, could be problematic. This is because of its own geometry and production procedures that impede the ring to have a well defined center. In several steps of the productive chain, the produced ring needs to be compared to its original project (ring free shape analysis) and, so the ring needs to be suitably measured. The ring measurement process has the same complexity, wherein the device doesn't have a well defined center, a rough measurement needs to be done and, due to this, some "distortions" might be introduced. To minimize these "distortions" numerical techniques of shape centralization are commonly used, to make the comparative analysis between the original project and the physical piece feasible. In this work, a new geometric shape centralization methodology is introduced to correct the eventual ring "distortions" that may occur during the measurement process. Using advanced technological approaches that ease the deterministic numerical ones, it was possible to build a robust computational algorithm to aid the ring free shape analysis. The results of the analysis might be used to apply corrective measures during the production steps
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Um sistema para auxiliar na analise da forma livre de aneis de pistão automotivos
Flavio Antonio Pittorri
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