As concepções pedagogicas da educação fisica e suas aplicações nas escolas : o caso da rede publica de ensino
Marina Mariano
TCC
Português
TCC/UNICAMP M337c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
39 p.
Orientadora: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A Educação Física é uma área de conhecimento que faz parte do currículo escolar, desde o ensino fundamental até o médio. Sendo assim, compreendemos que dentro do espaço escolar, o aluno tem a possibilidade e o direito de vivenciar as mais diversas experiências e absorver significados...
Ver mais
Resumo: A Educação Física é uma área de conhecimento que faz parte do currículo escolar, desde o ensino fundamental até o médio. Sendo assim, compreendemos que dentro do espaço escolar, o aluno tem a possibilidade e o direito de vivenciar as mais diversas experiências e absorver significados subjetivos e objetivos, essenciais para sua formação como ser humano e cidadão. As concepções pedagógicas da Educação Física existem para tratar do conhecimento escolar, buscando encontrar o melhor caminho de explicar e aplicar sua prática. Dentre as várias linhas defendidas por diferentes estudiosos da área, foram analisadas de forma mais aprofundada nesse estudo quatro abordagens: desenvolvimentismo, de acordo com de Go Tani et al; teoria crítico-emancipatória, de Elenor Kunz; teoria crítico-superadora, do Coletivo de Autores; e concepções abertas no ensino da Educação Física, segundo de Hildebrandt e Laging, O maior interesse em realizar este trabalho foi o de verificar se professores de Educação Física em exercício da rede pública de ensino fundamental da cidade de Campinas conhecem estas concepções, a abrangência de suas aplicações e quais delas trazem maiores benefícios na formação do aluno de acordo com o ponto de vista de quem leciona as aulas. Para tal, elaborou-se um questionário com o objetivo de coletar as informações necessárias. Assim, pudemos constatar que de 100% da população envolvida, 62% afirmam conhecer as concepções, mas somente 23% trazem as respostas esperadas, relacionando teoria e característica, o que deixa a impressão de um conhecimento estagnado, superficial ou da falta de interesse desses professores a respeito de uma discussão que avança a cada dia. A concepção desenvolvimentista é amplamente difundida dentro do grupo estudado e além de ser citada como a mais utilizada na elaboração das aulas é considerada como a mais benéfica para a formação dos alunos que vivenciam sua prática
Ver menos
Abstract: The Physical Education is a knowledge area that pertains to the school resume, since basic education till the medium school. By the way, we understand that inside the pertaining school space, the pupil has the possibility and the right to live deeply the most diverse experiences and to...
Ver mais
Abstract: The Physical Education is a knowledge area that pertains to the school resume, since basic education till the medium school. By the way, we understand that inside the pertaining school space, the pupil has the possibility and the right to live deeply the most diverse experiences and to absorb subjective and objective meanings, essential for his formation as human being and citizen. The pedagogical conceptions of the Physical Education exist to deal with the pertaining to school knowledge, trying to find the best way to explain and to apply it's practical. Amongst the some different lines defended by scientists of the area, four conceptions had been analyzed deeper in this study: "desenvolvimentismo", by Go Tani et al; "crítico-emancipadora" theory, of Elenor Kunz; "crítico-superadora" theory, of the "Coletivo de Autores"; and "concepções abertas no ensino da Educação Física", by Hildebrandt and Laging, The biggest interest in carrying through this study was to verify if professors of Physical Education in exercise in the public net of basic education of the city of Campinas know these conceptions, the reach of their applications and which of them bring the greatest benefits in the formation of the pupil from point of view those they teach. For such, a questionnaire objectifying to collect the necessary information was elaborated. Thus, we could evidence that, of 100% the involved population, 62% affirm to know the conceptions, but only 23% bring the waited answers, relating theory and characteristic, leaving the impression of a stopped knowledge, superficial or of the lack of interest of these professors related to a discussion that advances each day. The "desenvolvimentista" conception widely is spread out inside the studied group, beyond being cited as the most used one in the elaboration of the lessons, is considered as the most beneficial the pupils formation
Ver menos
Ver menos
As concepções pedagogicas da educação fisica e suas aplicações nas escolas : o caso da rede publica de ensino
Marina Mariano
As concepções pedagogicas da educação fisica e suas aplicações nas escolas : o caso da rede publica de ensino
Marina Mariano
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra