A capoeira e suas possiveis relações com o desenvolvimento motor dos alunos de primeira a quarta serie do ensino fundamental
Danilo Roberto Xavier de Oliveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP C861c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
51 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O desenvolvimento motor é uma área com muitos estudos na Educação Física que abrange desde os primeiros anos de vida até o envelhecimento. Nas crianças na faixa etária de primeira a quarta série do ensino fundamental existe uma série de habilidades motoras se desenvolvendo, e amadurecendo,...
Ver mais
Resumo: O desenvolvimento motor é uma área com muitos estudos na Educação Física que abrange desde os primeiros anos de vida até o envelhecimento. Nas crianças na faixa etária de primeira a quarta série do ensino fundamental existe uma série de habilidades motoras se desenvolvendo, e amadurecendo, como o esquema corporal, a lateralidade, a orientação, o equilíbrio, entre outras. Dentro dos chamados conteúdos da Educação Física a dança e a luta talvez sejam os menos explorados pelos professores, que muitas vezes não tiveram contato com esses conteúdos durante a sua formação e desta maneira evitam a utilização destes em suas aulas. A capoeira é uma prática que possui diversos elementos tanto das lutas quanto das danças, o que a torna uma atividade extremamente rica, com diversos recursos possíveis de serem trabalhados na aula de Educação Física. Devido à história de marginalidade ligada à capoeira, que no início do século passado era considerada uma prática de desordeiros, bandidos, e por isso chegou a ser proibida por um longo período de tempo, muitas vezes o seu ensino nas escolas é condenado já que para muitos, a capoeira é apenas uma luta e pode incentivar a violência entre os alunos. A riqueza de golpes, acrobacias, floreios existentes na capoeira a tornam uma atividade capaz de estimular o desenvolvimento de inúmeras destas habilidades motoras, e não necessariamente o professor de Educação Física precisa ser uma capoeirista para utilizar alguns destes recursos da capoeira de maneira a contribuir com o desenvolvimento motor destes alunos. Os primeiros anos escolares são responsáveis por fornecer aos alunos os conhecimentos elementares das disciplinas que serão estudadas nos anos subseqüentes. No âmbito da Educação Física não é diferente. Esse é um período em que cabe aos professores proporcionarem atividades lúdicas, capazes de desenvolver as habilidades motoras básicas dos alunos. Desta maneira o objetivo deste trabalho é mostrar as possíveis relações existentes entre a capoeira e o desenvolvimento motor na faixa etária das crianças de primeira a quarta série do ensino fundamental
Ver menos
Abstract: The motor development is part of Physical Education with many studies that comprehend the first years of life and the aging. On children from first to fourth degree of fundamental education there are a lot of motor skills developing and ripening, like corporal conscience, laterality,...
Ver mais
Abstract: The motor development is part of Physical Education with many studies that comprehend the first years of life and the aging. On children from first to fourth degree of fundamental education there are a lot of motor skills developing and ripening, like corporal conscience, laterality, orientation, equilibrium and others. Within the contents of Physical Education the dance and the fights maybe the less useful for the teachers, that many times, doesn't have these contents during your formation, and so, they avoid it utilization in your classes. The capoeira is an activity with many elements of the fights and the dance, and these makes capoeira an important practice with a large source of recourses that can be utilizated in a class of Physical Education. Capoeira has a history of marginality, and in the beginning of the last century was considerate a practice of disorderlies and robbers, that was forbidden for a long time, and sometimes the teachers of capoeira in schools are condemned because for many people it can stimulate the violence among the student. The movements and acrobaties of capoeira made of it an activity that can stimulate the development of many motor skills, and the teacher doesn't need to be a capoeirista to use some elements of capoeira to contribute with the motor development of these students. The first scholar years are responsible to give for the pupil's elementary knowledge. These apply to Physical Education. In this period the teachers must proportion activities that can developing the basic skills of the students. So, the aim of this study is show the relationships existents between capoeira and motor development in the scholar age from first to fourth degree of fundamental education
Ver menos
A capoeira e suas possiveis relações com o desenvolvimento motor dos alunos de primeira a quarta serie do ensino fundamental
Danilo Roberto Xavier de Oliveira
A capoeira e suas possiveis relações com o desenvolvimento motor dos alunos de primeira a quarta serie do ensino fundamental
Danilo Roberto Xavier de Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra