Aspectos da imagem corporal de alunos do ensino medio que mais participam e que menos participam em aulas de educação fisica
Glaucia Regina Oliveira Franco, Raquel Lebre Poloni
TCC
Português
TCC/UNICAMP F848a
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
77 p.
Orientadora: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Imagem corporal é a representação mental do próprio corpo em um dado momento. Não é estática, mas um processo dinâmico que dura por toda a vida, pois varia conforme as experiências vividas, modelos posturais, estado de saúde, nível de desenvolvimento e história de vida. Imagem corporal é...
Ver mais
Resumo: Imagem corporal é a representação mental do próprio corpo em um dado momento. Não é estática, mas um processo dinâmico que dura por toda a vida, pois varia conforme as experiências vividas, modelos posturais, estado de saúde, nível de desenvolvimento e história de vida. Imagem corporal é influenciada não apenas por fatores de cunho social, mas depende da interação deste com fatores fisiológicos e psicológicos, que atuam na singularidade do indivíduo. O conceito de imagem corporal é assim, muito mais amplo do que apenas a visualização que fazemos de nosso corpo. Ela determina como uma pessoa se relaciona com ela mesma e com o meio em que vive. Adolescência é uma fase de mudanças psicossociais que ocorrem conjuntamente com alterações fisiológicas e corporais nitidamente notáveis. O momento é de conflitos, descoberta e tomada de decisões. O Ensino Médio é o nível de ensino caracterizado por conter alunos que estão justamente no período da adolescência. O objetivo deste trabalho é verificar aspectos da imagem corporal de adolescentes de ambos os sexos, com o nível de participação em aulas de Educação Física. Utilizamos como metodologia da pesquisa a abordagem qualitativa com pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o Gráfico de Apreciação do Próprio Corpo (Penna, 1990), a Escala para Avaliação da Imagem corporal e questões elaboradas pelo pesquisador. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de ambos os sexos, na faixa etária de 14 a 17 anos, estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Jácomo Stávale, na cidade de São Paulo que participam e não participam de aulas de Educação Física. Através da análise dos dados pudemos constatar poucas diferenças entre os dois grupos, embora um maior número de adolescentes com obesidade ou risco de obesidade foi encontrado entre os alunos que menos participavam. Diferenças quanto ao grau de satisfação com o corpo e forma de se relacionar com a sua imagem corporal, foram observadas entre os sexos
Ver menos
Abstract: Body image is the mental representation of the proper body in data moment. It's not static, but a dynamic process that lasts for all the life, therefore varies as the lived experiences, postures models, state of health, level of development and history of life. Corporal image is influenced...
Ver mais
Abstract: Body image is the mental representation of the proper body in data moment. It's not static, but a dynamic process that lasts for all the life, therefore varies as the lived experiences, postures models, state of health, level of development and history of life. Corporal image is influenced not only by factors of social matrix, but it depends on the interaction of this with physiological and psychological factors, that act in the individual singularity. The concept of corporal image is thus, much more ample of that only the visualization that we make of our body. It determines as a person if she relates with same it and the way where she lives. Adolescence is a phase of physiological and social changes that jointly occur with explicit physiological and corporal alterations. The moment is of conflicts, discovery and taking of decisions. High School is the level of education characterized for containing pupils who are exactly in the period of the adolescence. The objective of this work is to verify aspects of the corporal image of adolescents of both the sex, with the level of participation in lessons of Physical Education. We use as methodology of the research the qualitative boarding with field research. As instrument of collection of data, we use the Graph of Appreciation of the Proper Body (Penna, 1990), Scale for Evaluation of the corporal Image and questions elaborated for the researcher. The research's citizens had been the pupils of both the sex, in the age band of 14 the 17 years, Prof. Jácomo Stávale School's students, in the city of São Paulo who participate and don't participate of lessons of Physical Education. Through the analysis of the data we could evidence few differences between the two groups, even so a bigger number of adolescents with obesity or obesity risk was found between the pupils who less participated. Differences how much to the degree of satisfaction with the body and form of if to relate with its corporal image, had been observed between the sex
Ver menos
Ver menos
Aspectos da imagem corporal de alunos do ensino medio que mais participam e que menos participam em aulas de educação fisica
Glaucia Regina Oliveira Franco, Raquel Lebre Poloni
Aspectos da imagem corporal de alunos do ensino medio que mais participam e que menos participam em aulas de educação fisica
Glaucia Regina Oliveira Franco, Raquel Lebre Poloni
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra