Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
Paulo de Tarso Salles
TESE
Português
T/UNICAMP Sa34p
[Villa-Lobos compositional processes, a theoretic guide]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
301 p. : il.
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho pretende explorar os aspectos composicionais da obra de Villa-Lobos, identificando alguns dos principais processos, técnicas e procedimentos empregados na estruturação de sua música. Foi dada grande importância aos pontos de contato entre Villa-Lobos e os principais...
Ver mais
Resumo: Este trabalho pretende explorar os aspectos composicionais da obra de Villa-Lobos, identificando alguns dos principais processos, técnicas e procedimentos empregados na estruturação de sua música. Foi dada grande importância aos pontos de contato entre Villa-Lobos e os principais compositores da primeira metade do século vinte, como Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse e Bartók. Para tanto, foram avaliadas várias composições, para diferentes meios instrumentais e vocais, abrangendo diversas etapas da carreira do compositor. Dentre as obras estudadas se destacam Amazonas e os Choros nºs 8 e 10, no capítulo final, embora sejam apresentados nos capítulos 1 e 2 aspectos estruturais e processos composicionais presentes em outras obras como as suítes A Prole do Bebê nºs 1 e 2, As Três Marias, os 12 Estudos para violão, Suíte Sugestiva, Quarteto Simbólico, Uirapuru, Choros nºs 2, 3, 4, 6, 7, etc. Os processos estudados envolvem técnicas de simetria, textura, figurações, estruturas harmônicas e rítmicas
Ver menos
Abstract: This work aims to explore the compositional aspects of Villa-Lobos¿ music, searching his process, techinics and procedures. A great deal of importance was given to the points of contact between Villa-Lobos and his contemporaries as Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse and Bartók....
Ver mais
Abstract: This work aims to explore the compositional aspects of Villa-Lobos¿ music, searching his process, techinics and procedures. A great deal of importance was given to the points of contact between Villa-Lobos and his contemporaries as Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse and Bartók. Therefore, a huge amount of works was analysed, written for several instrumental and/or vocal ensembles, compreending all stages of the composer¿s career. Among the works we can see on the last chapter Amazonas and Choros 8 e 10, although the remaining chapters covers another structural aspects in works as A Prole do Bebê piano suites 1 e 2, As Três Marias, the 12 guitar studies, Suíte Sugestiva, Quarteto Simbólico, Uirapuru, Choros nºs 2, 3, 4, 6, 7, etc. The focused processes encompass Villa-Lobos¿ procedures such as symmetry, texture, figuration, harmonic and rythmic structure
Ver menos
Ferraz, Silvio, 1959-
Orientador
Gracia, Denise
Avaliador
Kater, Carlos
Avaliador
Guigue, Didier Jean Georges, 1954-
Avaliador
Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
Paulo de Tarso Salles
Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
Paulo de Tarso Salles
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra