Crenças de auto-eficacia de futuros professores de educação fisica
Afonsa Janaina da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
54 p.
Orientador(es): Roberta Gurgel Azzi. Roberto Tadeu Laochite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Atualmente muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas sobre a temática da formação de professores, a fim de programar esforços na busca de contribuições ao seu desenvolvimento. Estudos sobre auto-eficácia comprovam que as experiências diretas de ensino durante o curso de graduação compõem um...
Ver mais
Resumo: Atualmente muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas sobre a temática da formação de professores, a fim de programar esforços na busca de contribuições ao seu desenvolvimento. Estudos sobre auto-eficácia comprovam que as experiências diretas de ensino durante o curso de graduação compõem um dos fatores de maior influência no desenvolvimento da capacidade profissional do professor em formação. Os primeiros anos de docência podem representar uma fase crítica não apenas para o desenvolvimento da auto-eficácia do professor, mas em diferentes e significativos momentos da construção de sua trajetória profissional. Este estudo se propôs a investigar a percepção de auto-eficácia de professores em formação, buscando compreender suas relações com sua posterior atuação como profissional, Foram participantes da pesquisa 159 alunos de 3a e 4a séries em Educação Física, Os dados foram coletados a partir de uma escala de auto-eficácia do professor e um questionário de caracterização dos participantes. Os resultados demonstraram que os sujeitos percebem-se com um elevado nível de auto-eficácia e que reconhecem a importância da experiência direta de docência durante a formação, seja dentro ou fora das aulas. Concluímos que esses resultados podem fornecer orientações para a implementação de diferentes estratégias de ensino para o processo de formação inicial e continuada do docente, no sentido de incrementar sua motivação para o processo educativo
Ver menos
Abstract: Nowadays many researchers have been developed on the thematic one of the formation of teachers, in order to program efforts in the seek of contributions to its development. Studies about self-efficacy prove that the direct experiences in education during the graduation course compose one...
Ver mais
Abstract: Nowadays many researchers have been developed on the thematic one of the formation of teachers, in order to program efforts in the seek of contributions to its development. Studies about self-efficacy prove that the direct experiences in education during the graduation course compose one of the factors of major influence in the professional capacity development of the professor in formation. The first years of teaching can not only represent a critical phase for the development of the teacher' self efficacy, but at different and significant moments in the construction of the professional trajectory. This study is supposed to investigate the self -efficacy perception of teachers in formation, in order to understand its relations with its posterior performance as professional. 159 3rd and 4th grade physical education students participated in the research. The data was collected from a scale of teachers self-efficacy and a characterization questionnaire of the participants. The results demonstrated that the students perceive themselves with a self-efficacy high level and that they recognize the importance of the direct experience of teaching during the formation, either in or out of the classes. We conclude that these results can supply guilelines to the implementation of different educational strategies for the initial and continued formation process of the physical education teacher, in order to develop its motivation for the educative process
Ver menos
Crenças de auto-eficacia de futuros professores de educação fisica
Afonsa Janaina da Silva
Crenças de auto-eficacia de futuros professores de educação fisica
Afonsa Janaina da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra