A capoeira para uma educação critico-superadora
Breno Fiori Bertazzoli
TCC
Português
TCC/UNICAMP B461c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
45 p.
Orientadora: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a busca por novos instrumentos metodológicos que sistematizem uma aula de Educação Física que tenha como foco a formação de alunos críticos e autônomos. Para isso baseou-se na abordagem de ensino crítico-superadora. Durante quarto meses foram ministradas aulas...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a busca por novos instrumentos metodológicos que sistematizem uma aula de Educação Física que tenha como foco a formação de alunos críticos e autônomos. Para isso baseou-se na abordagem de ensino crítico-superadora. Durante quarto meses foram ministradas aulas de Capoeira em um colégio particular de Campinas SP para uma turma de alunos do ensino fundamental. A Capoeira foi escolhida por fazer parte dos saberes da Cultura Corporal. Foi feito uma análise qualitativa dos dados. O método de condução foi pesquisa-participante, nela o professor-pesquisador e/ou pesquisador-professor está em contato direto com o objeto de estudo intervindo e atuando como educador. Como resultado foi possível pensar numa metodologia de ensino cujo eixo norteador é a socialização, ou seja, o ambiente de interação dentro da sala de aula. Nesse ambiente, é possível ocorrer uma dinâmica entre três atividades simultaneamente articuladas: solução de problemas, criação de movimentos e discussão e reflexão. Nesta metodologia de ensino é possível a formação, ao longo do período escolar, de um aluno autônomo e capaz de refletir criticamente
Ver menos
Abstract: The aim of this work is to find new methodological instruments that make physics education's class with the objective of forming a critical and autonomous student. For that the 'critico-superadora' theory was used. For four months the students had capoeira's classes in a privet school of...
Ver mais
Abstract: The aim of this work is to find new methodological instruments that make physics education's class with the objective of forming a critical and autonomous student. For that the 'critico-superadora' theory was used. For four months the students had capoeira's classes in a privet school of Campinas. Capoeira was chosen because it is part of the Corporal Culture. Was used a qualitative data analyses. The method used was the participant-research and the teacher-researcher was acting as an educator. With the results is possible to propose a teaching method were socialization is the focus, and that means the classroom and the social interaction that happens there. In this classroom tree activities together can occur: problems solution, creating movements and discussions. In this method is possible to, in long periods, have a critical and autonomous student
Ver menos
A capoeira para uma educação critico-superadora
Breno Fiori Bertazzoli
A capoeira para uma educação critico-superadora
Breno Fiori Bertazzoli
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra