A problematização da astividade jogo no ensino dos esportes coletivos no ensino fundamental
Michele Danziger de Souza
TCC
Português
TCC/UNICAMP So89p
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
77 p.
Orientadora: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A Educação Física, enquanto disciplina curricular, legitima-se pelas práticas corporais assumidas como manifestação do movimento humano, construídas a partir das inter-relações estabelecidas entre o aluno e o professor; e, dentro dessa prática, o método escolhido pelo professor é essencial...
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Resumo: A Educação Física, enquanto disciplina curricular, legitima-se pelas práticas corporais assumidas como manifestação do movimento humano, construídas a partir das inter-relações estabelecidas entre o aluno e o professor; e, dentro dessa prática, o método escolhido pelo professor é essencial para o direcionamento da aula e a busca dos objetivos da disciplina. O jogo, como proposta e estratégia metodológica, pode trazer consigo características que permitem com que o professor facilite a compreensão do aluno, através de situações-problema, quanto ao corno fazer e ao porquê do seu conteúdo, mais especificadamente à compreensão do porquê e como fazer dos esportes coletivos. A presença do conteúdo Esporte, dentro da disciplina Educação Física, é de extrema importância, principalmente, por se tratar de um grande fenômeno cultural mundial, que se vivenda, diariamente, em nosso meio; porém, este necessita ser abordado de maneira que tenha um verdadeiro significado para aquele que o pratica. Este estudo, feito através da análise de conteúdo, a partir de aulas ministradas pela própria pesquisadora, e descritas em relatórios, realizado em uma escola da rede particular de ensino, do município de Indaiatuba/ SP, teve como objetivo analisar uma proposta de aulas de Educação Física, para o ensino do esporte coletivo por meio de jogos, para a 5a (quinta) série, do ensino fundamental; esta proposta metodológica pautou-se no jogo, como sendo o fator de problematização das situações em aula, durante o ensino dos esportes coletivos (estratégia metodológica). Nesta pesquisa, encontra-se uma discussão teórica em tomo do conceito de jogo, do ensino do esporte coletivo e, na relação de ambos com a situação-problema, através de suas implicações metodológicas e didáticas; também há um estudo de episódios (aulas observadas) compreendidos como momentos de problematização do tema jogo, que permite explorar os conteúdos e características vigentes nas aulas de Educação Física. Concluiu-se que o jogo é um importante elemento para problematizar situações de ensino, principalmente no que diz respeito ao ensino dos esportes coletivos, que hoje volta-se para o aprendizado apenas técnico, não permitindo, ao aluno, compreender o como e o porquê do seu ensino. Através do jogo e sua problematização, o professor possibilita, ao aluno, intervir, modificar, interagir, enfim, construir, de acordo com a necessidade, o seu próprio conhecimento
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Abstract: The Physical Education, as a school subject, is legitimized for its body practices assumed as the human movement manifestation, based on the inter-relations established between the student and the teacher; and, in this practice, the chosen method by the teacher is essential for the correct...
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Abstract: The Physical Education, as a school subject, is legitimized for its body practices assumed as the human movement manifestation, based on the inter-relations established between the student and the teacher; and, in this practice, the chosen method by the teacher is essential for the correct aiming of the class and the search of the objectives of the disciplines. The game, as a proposal and a methodological strategy, can have characteristics that allows the teacher to facilitate the student's comprehension, through problematic situations, as the how to do and the reasons o f its content, more specifically the comprehension of the purposes and the how to do of the Sports. The presence of the Sport as a discipline, in the Physical Education contents has an extreme importance, mainly to be the biggest world cultural phenomenon, that is present daily in our lives; however, it needs to be discussed with a real meaning for who practices. This study was made throughout a content analysis, from classes given by the researcher, and described in reports, applied in a private school in Indaiatuba/SP, and had as objective to analyze a proposal of the Sports learning process in Physical Education classes, for the sa (fifth) grade o f the Basic Education; this methodological proposal was based in games as problematic situations factors in classes, during the Sports learning process (methodological strategy). In this research, a theoretic discuss beyond the concept of Game, of the Sports learning process and their relations with a problematic situation, through its methodological and didactic implications; there also are some episodes studies (observed classes) understood as problematic moments of the theme game, that allows to explore the effective contents and characteristics in the Physical Education classes. It can be concluded that the game is an important element as a problematic situations creator in a educational process, specially during Sports educational process, that nowadays turns only to the technician learning, not allowing the student to understand the how to do and all the reasons its education. Through the game and its problematic situations the teacher allows the student to intervene, to modify, to interact, anywho, to build in accordance with the necessity, his proper knowledge
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Michele Danziger de Souza
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