Representações de discentes acerca das diferenças estruturais entre jogos competitivos e cooperativos : uma abordagem historico-critica
Joaquim Francisco de Lira Neto
TCC
Português
TCC/UNICAMP L67r
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
87 p.
Orientadora: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente texto constitui-se num trabalho que, partindo de referências a autores que já alcançaram uma sistematização na área dos jogos cooperativos, buscou investigar, qualitativamente, através de uma pesquisa de campo, aspectos específicos das representações de discentes a respeito das...
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Resumo: O presente texto constitui-se num trabalho que, partindo de referências a autores que já alcançaram uma sistematização na área dos jogos cooperativos, buscou investigar, qualitativamente, através de uma pesquisa de campo, aspectos específicos das representações de discentes a respeito das diferenças estruturais entre jogos competitivos e cooperativos. Os aspectos analisados referem-se precisamente á existência mesmo das diferenças estruturais entre jogos competitivos e cooperativos; à capacidade dos jogos cooperativos em enfatizar valores distintos dos enfatizados pelos jogos competitivos; e, enfim, a identificação dos jogos cooperativos com um principio de realidade distinto do principio de desempenho. Tais análises foram realizadas sob a ótica da pedagogia Histórico crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição formal e particular de ensino, localizada no bairro de Barão Geraldo, na cidade de Campinas-SP. Os alunos, sujeitos da pesquisa, pertenciam à turma da 8° série, tendo uma média de idade entre 14 e 15 anos. A turma continha 12 alunos, sendo que um destes não participou da pesquisa por não ter freqüentado a escola nos dias em que foi realizada. Para a coleta de dados utilizou-se de observação participante, através da aplicação de 1 jogo competitivo e 8 jogos cooperativos; além de dois questionários - sendo o primeiro aplicado antes dos alunos praticarem os jogos cooperativos, e o segundo após a prática dos mesmos - e entrevista. Em linhas gerais, a pesquisa mostrou, através de uma análise conotativa dos dados obtidos, que é grande a diferença entre os valores que os alunos consideram enfatizados pelos jogos competitivos - que, privilegiam ações individuais- e pelos cooperativos- que, para os sujeitos, privilegiam as ações em grupo. Outro dado importante foi que ficou evidente que, para os alunos, os jogos 8 competitivos estariam vinculados ao princípio do desempenho, enquanto que os jogos cooperativos estariam vinculados a um princípio de realidade diferente, que fornece maior margem ao jogar pelo jogar, à busca do prazer. O último dado, fundamental quando se fala em jogos cooperativos foi que, através das respostas dos alunos, comprovou-se que a possibilidade da vitória, característica dos jogos competitivos, não é a única fonte possível de motivação em um jogo; que o lúdico não depende única e exclusivamente da competição, seja ela destrutiva ou não
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Abstract: The present text is constituted in a work that, departing from references of authors that reached systematization in the area of cooperative games, searched to investigate, qualitatively, through a ground research, specific aspects of descents representations about structural differences...
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Abstract: The present text is constituted in a work that, departing from references of authors that reached systematization in the area of cooperative games, searched to investigate, qualitatively, through a ground research, specific aspects of descents representations about structural differences between competitive and cooperative games. The analyzed aspects rater precisely to the existence of structural differences between competitive and cooperative games; to the capacity of cooperative games to emphasize distinct values of the values emphasized by competitive games; and, at last, the identification of the cooperative games with the principia of reality different of the principle of performance. Such analyses have been made under the optics of historical critical pedagogic view, developed by Dermeval Saviani. The ground researches have been made in a formal and particular teaching institution, localized in Barao Geraldo quarter, in Campinas-SP. The students, subjects of the research, belonged to primary school's 8° series, with an average age of 14 and 15 years old. The class contained 12 students, and one of them didn't participate of the research because he didn't frequent the teaching class on the of research's realization. For the data collect, it was utilized the participant's observation, trough the application of 1 competitive game and 8 cooperative games; under the are of a weather stain boards, ancient goblins, and warlords, come out the ground, not making a sound, the smell of death is all around, and the night when the cold wind blows, no one cares, nobody knows; beside of two questioners been the first allocated before the practice of cooperative games, and the second after the practice of the same - and interview. In general lines, the research showed, trough a connotative analysis of obtained data, that is big the difference between the emphasized values in competitive games - that privilege individual actions - and the cooperative games - that, for the subjects, privilege the grope actions. Another important side that was evident, for the students, the competitive games spouse to be vinculum to the principle of performance, while the cooperative games spouse to be vinculum to another reality principle, that supplies a larger edge of playing for playing, searching the enjoy. The last fundamental data when cooperative games are mentioned, was, trough the student's answers, that the compotation of the possibility of victory, a competitive games quality, is not the only possible source of motivation in a game: the playful do not depend only and exclusively of competition, been it destructive or not
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Representações de discentes acerca das diferenças estruturais entre jogos competitivos e cooperativos : uma abordagem historico-critica
Joaquim Francisco de Lira Neto
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