Testes de avaliação fisica : mais do que numeros
Julia Butti Ferrari
TCC
Português
TCC/UNICAMP F412t
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
71 p.
Orientadora: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A avaliação física é cada vez mais comum nos ambientes em que se realizam atividades físicas, os testes de avaliação física são aplicados tanto em atletas de alto nível, em equipes profissionais, quanto em indivíduos comuns, nas academias e nos clubes. A avaliação física permite um...
Ver mais
Resumo: A avaliação física é cada vez mais comum nos ambientes em que se realizam atividades físicas, os testes de avaliação física são aplicados tanto em atletas de alto nível, em equipes profissionais, quanto em indivíduos comuns, nas academias e nos clubes. A avaliação física permite um conhecimento prévio da condição física do sujeito, bem como a elaboração de um treinamento com cargas adequadas ao objetivo do treino, o que proporciona maior segurança na quantificação do treinamento. Contudo, nem sempre os testes são utilizados da maneira correta. Muitas vezes, esse instrumento não é aproveitado para a elaboração do treinamento, e em alguns casos eles não retratam a real condição física da pessoa, pois são diversos os fatores que interferem nos seus resultados. Logo, o objetivo do trabalho é identificar a visão que os indivíduos, de dois diferentes grupos, um de atletas e um de praticantes de atividade física têm a respeito dos testes de avaliação física, bem como a visão daqueles que o aplicam (professores ou treinadores). Assim, por meio de um questionário aberto, foram analisadas as respostas de cada grupo e levantadas categorias, as quais foram comparadas entre o grupo de atletas e o grupo de praticantes de atividade física. A partir do questionário podemos verificar que a aproximação entre o professor e o aluno pode contribuir para um melhor aproveitamento do teste, e conseqüentemente uma melhor planificação do treinamento, o conhecimento do público que está sendo avaliado é fundamental para que o professor possa ter segurança a respeito do resultado do teste. O professor deve possuir conhecimento suficiente para analisar o teste, deve adaptá-lo à realidade do aluno e por fim, ter sensibilidade para lidar com as emoções desses indivíduos, principalmente com a ansiedade, muito comum nos testes de avaliação física
Ver menos
Abstract: The physical evaluation is ever more common in places which carry out physical activities; the physical tests are applied in athletes of high level, professional teams, and also in common individuals, at gyms and clubs. The evaluation allows a previous knowledge of the physical condition...
Ver mais
Abstract: The physical evaluation is ever more common in places which carry out physical activities; the physical tests are applied in athletes of high level, professional teams, and also in common individuals, at gyms and clubs. The evaluation allows a previous knowledge of the physical condition of the person, as well as the elaboration of a training schedule with adequate loads to the objectives of the training, providing greater security in their quantification. However, the tests are not always used in the correct way. Many times this instrument is not used to aid the elaboration of the training, and in some cases they do not show the real physical condition of the person, because there are diverse factors that intervene with its results. Then, the objective of this paper is to identify the understanding that the individuals, of two different groups, one of athletes and one of practitioners of physical activity, have regarding the tests of physical evaluation, as well as the knowledge of those who applies them (teachers, coaches). By means of an opened questionnaire, the answers of each group had been analyzed and sorted in categories, which had been compared between those groups. From the questionnaire we can verify that the approach between the professor and the pupil can contribute to a better performance in the test, and consequently a better planning of the training program. The proximity coach-athlete or teacher-pupil gives the professional a more confident result regarding the test. The teacher, coach, must withholds knowledge enough to analyze the test, care to pass it to the person in test and sensitivity to deal with the emotions of them, mainly anxiety, very common in these tests
Ver menos
Testes de avaliação fisica : mais do que numeros
Julia Butti Ferrari
Testes de avaliação fisica : mais do que numeros
Julia Butti Ferrari
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra