Estrategias de ensino-aprendizagem do kung-fu para pessoas com deficiencia visual
Liana Garcia Ferreira Rocha
TCC
Português
TCC/UNICAMP R528e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
50 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: As pessoas com deficiência visual podem apresentar defasagens no desenvolvimento psicomotor, social e afetivo, comumente em função da falta de oportunidades gerada pela falta de informações sobre a deficiência e, conseqüentemente, gera-se um preconceito que encobre os olhares para as...
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Resumo: As pessoas com deficiência visual podem apresentar defasagens no desenvolvimento psicomotor, social e afetivo, comumente em função da falta de oportunidades gerada pela falta de informações sobre a deficiência e, conseqüentemente, gera-se um preconceito que encobre os olhares para as potencialidades dos indivíduos. A prática do Kung Fu traz inúmeros benefícios bio-psico-sociais, tais como melhorias do condicionamento físico, autoconfiança, auto-estima e cooperação, além de contribuir para o desenvolvimento da percepção espacial e consciência corporal, que são muito importantes de serem trabalhados num programa de educação física, especialmente para as pessoas com deficiência visual. Pela contribuição que a prática do Kung Fu pode trazer para o desenvolvimento e a formação de pessoas com deficiência visual e pela ausência de estudos sobre este tema consideramos de extrema relevância as pesquisas neste campo de estudo. O objetivo deste trabalho foi estudar as questões referentes aos processos de ensino do Kung Fu para pessoas com deficiência visual e identificar as diferenças no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto realizamos pesquisa cujo foco metodológico foi extensa revisão de literatura sobre os temas deficiência visual, Kung Fu e estratégias de ensino. Como resultado, constatamos: 1. As potencialidades possíveis de serem exploradas pelos deficientes visuais; 2. quais os conteúdos que compõem a base para o desenvolvimento do Kung Fu; 3. Os modelos e indicativos para utilização de estratégias de ensino-aprendizagem de atividades motoras para as pessoas com deficiência visual. Concluímos, portanto, que o ensino do Kung Fu para as pessoas com deficiência visual não difere do praticado pelas pessoas sem deficiência visual, no que se refere aos equipamentos e nas técnicas. Desta forma, com o devido tratamento pedagógico, adequação dos mecanismos de informação, adaptações relativas ao espaço físico e recursos materiais adequados, as pessoas com deficiência visual podem e devem ter acesso e oportunidades para desenvolverem suas potencialidades praticando esta arte milenar chinesa, visto ainda o desenvolvimento do Kung Fu enquanto conteúdo da cultura corporal
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Abstract: The people with visual impairment can present psychomotor, social development and affective losses, usually because of the lack of opportunities generated by the lack of information about the disability and, consequently, prejudice is generated which hides potentialities of the individuals...
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Abstract: The people with visual impairment can present psychomotor, social development and affective losses, usually because of the lack of opportunities generated by the lack of information about the disability and, consequently, prejudice is generated which hides potentialities of the individuals The Kung Fu practice brings several bio psycho-social benefits, such as improvement of the physical performance, self-assurance, self-esteem and cooperation, besides contributing for the development of the space perception and corporal conscience, that are very important to be developed in a physical education program, especially for people with visual impairment For the contribution that the Kung Fu practice can bring for the development and the formation of people with visual impairment and for the absence of studies on this subject we consider of extreme relevance the research in this field of study. The objective of this research was to study the referring questions to the Kung Fu processes of education for people with visual impairment and to identify the differences in the teaching-learning process. In order to do this we used as methodological instrument literature review on the subjects: visual impairment, Kung Fu and teaching. In our results we could evidence: 1. The possible potentialities to be explored by the individuals with visual impairment; 2. Which contents compose the basis for the Kung Fu development; 3. The patterns for the use of teaching-learning strategies of motor activities for the people with visual impairment. We conclude, therefore, that the Kung Fu teaching for the people with visual impairment does not differ from the practiced one by the people without visual disability, in relation to the equipment and the techniques. Thus with proper pedagogical development, adequacy of the information mechanisms, adaptations on the physical space and adequated material resources, the people with visual impairment can and must have access and chances to develop their potentialities practicing this Chinese millenarian art, considering the Kung Fu development as content of the corporal culture
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