Estudo observacional da importancia da brincadeira na aprendizagem nas aulas de natação entre 3 e 6 anos
Vivian de Castro Santiago
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
44 p.
Orientador: Rubens Venditti Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da ludicidade nas aulas de natação para crianças de 3 a 6 anos, sendo a brincadeira um instrumento de base fundamental no cotidiano das aulas e também como um dos aspectos mais importantes na vida da criança. Ressalta-se sua...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da ludicidade nas aulas de natação para crianças de 3 a 6 anos, sendo a brincadeira um instrumento de base fundamental no cotidiano das aulas e também como um dos aspectos mais importantes na vida da criança. Ressalta-se sua importância no crescimento e desenvolvimento infantil, servindo como incentivo para adesão a qualquer tipo de atividade. Trazendo toda essa vivência da cultura infantil para a aprendizagem de natação, motivando as crianças no ensino-aprendizagem, o trabalho pode mostrar propostas e estratégias de aprendizagem e motivação das crianças nas aulas de natação, através de exemplos de atividades práticas repletas de ludicidade e criatividade. O trabalho também busca mostrar considerações sobre os benefícios da natação, como prática corporal para todos os aspectos da criança nessa faixa etária, sejam eles, cognitivo, sócio-afetivo e motor. A principal proposta é desenvolver algumas atividades que vivenciem a fantasia e o imaginário infantil, durante a aprendizagem de algumas habilidades da natação, fixando em alguns objetivos condizentes com a idade, mesmo sendo inicialmente movimentos globais (por serem desenvolvidos em uma determinada fase de desenvolvimento maturacional da criança), mas que trazem ferramentas para a melhoria de sua coordenação e estímulos para enfrentarem novos desafios e prosseguirem nas atividades e na modalidade esportiva destacada. O estudo mostra que as brincadeiras permitem que a criança construa conhecimentos dentro das atividades propostas em aulas. Relata a criança interagindo com o meio líquido de forma divertida e agradável, possibilitando a vivência de habilidades relacionadas com a natação, assim como a flutuação, respiração, propulsão, e até alguns estilos da natação, sob o ponto de vista do profissional atuante. Ressalta também a importância do professor como mediador do conhecimento e agente que deve ser responsável pelo incentivo e motivação das crianças para as aulas
Ver menos
Abstract: This present work has as an objective to emphasize the importance of the playful skills in the swimming classes working with children between 3 and 6 years old, where playing games is a very important instrument on every day classes, and one of the most important aspects of the children's...
Ver mais
Abstract: This present work has as an objective to emphasize the importance of the playful skills in the swimming classes working with children between 3 and 6 years old, where playing games is a very important instrument on every day classes, and one of the most important aspects of the children's Life, including the importance of child development, growth and incentive to any kind of activity. Bringing all of this child culture experience to the swimming classes motivating children on this kind of education , this work can show us offers and strategy of learning, children motivation in the swimming classes through practice activities with a lot of playfully and creativity. This work can show us some consideration about the swimming benefits as well, like physical practice in all children aspects on this stage. The main proposal is develop some activities improving the fantasy and the child imagination during the swimming classes, concentrating on objectives according to the age even if starting with global movements (develop on determined stage of the children development), bringing skills to improve their coordination and stimulus to face news challenges to continue on activities at the swimming classes. According to the study, while the children are playing they are allow to construct knowledge on the given classes activities. The child share with the water environment in a funny and pleasant way, making possible the experience of the abilities connected to the swimming classes, as floatation, breathing, preparation and some swimming stiles. Emphasizing the teacher importance as an agent of knowledge whose must be responsible for the children incentive and motivation on classes
Ver menos
Estudo observacional da importancia da brincadeira na aprendizagem nas aulas de natação entre 3 e 6 anos
Vivian de Castro Santiago
Estudo observacional da importancia da brincadeira na aprendizagem nas aulas de natação entre 3 e 6 anos
Vivian de Castro Santiago
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra