Corpo e esteroides : implicações para uma pedagogia do corpo
Marcos Padovani
TCC
Português
TCC/UNICAMP P136c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
51 p.
Orientadora: Silvia Cristina Franco Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Historicamente, o ideal de corpo tem sido construído seguindo-se urna lógica de consumo imposta pela Indústria Cultural que, por sua vez, tem respeitado interesses específicos da sociedade mercantil. Assim, delimita-se um sentido de beleza corporal propagado pelos meios de comunicação de...
Ver mais
Resumo: Historicamente, o ideal de corpo tem sido construído seguindo-se urna lógica de consumo imposta pela Indústria Cultural que, por sua vez, tem respeitado interesses específicos da sociedade mercantil. Assim, delimita-se um sentido de beleza corporal propagado pelos meios de comunicação de massa e que reflete um estereótipo padrão de imagem e conduta. Neste contexto, o reflexo mercadológico exibido sobre o corpo pela mídia de massa influencia o adolescente na busca de um modelo corporal e acarreta descontentamentos, urna vez que este dificilmente atinge tal ideal. Na busca deste padrão de corpo, as pesquisas apontam ser esta faixa etária a mais vulnerável ao uso de substâncias farmacológicas como esteróides anabolizantes relacionadas à estética corporal Nesse trabalho, utilizamos como metodologia a análise bibliográfica e descritiva. Após consulta as bases de dados Scopus, Scielo e ERL e por meio do cruzamento das palavras-chaves body and steroids, encontramos seis estudos relevantes para análise. Buscamos esclarecer se as informações contidas nos estudos eram pertinentes ao contexto escolar, verificamos também a concepção de corpo e ser humano, a clareza de conteúdo, a disponibilidade de acesso, e a aplicabilidade dos conteúdos no contexto escolar. Segundo os estudos analisados, o consumo dessas substâncias tende a ser maior nesse grupo, possivelmente em decorrência das informações disponíveis sobre esses produtos e acessíveis ao público em questão. Observamos que os estudos não superam a visão dualista de corpo e de ser humano, uma vez que o encaram como modelo já pronto socialmente. Os mesmos estudos não são claros o suficiente para pessoas sem aprofundamento teórico sobre esteróides, pois são escassos em língua portuguesa e possuem linguagem técnica específica. Além disso, encontram se disponíveis em revistas e domínios de acesso restrito a assinantes, dificultando assim, o acesso ao público em geral. Por apresentarem problemas referentes à acessibilidade, clareza, concepção de corpo e de ser humano sincrética, comprometem a sua aplicabilidade no contexto escolar. Adicionalmente, alguns desses estudos não foram elaborados com essa finalidade, tomando precário o conteúdo das informações neles contidas
Ver menos
Abstract: Historically, the body ideal has been built upon a logic of consumption imposed by the Cultural Industry, which in turn has followed the specific interest of a capitalist society. Thus, the sense of body beauty is limited by mass communication media, and reflects a standard stereotype for...
Ver mais
Abstract: Historically, the body ideal has been built upon a logic of consumption imposed by the Cultural Industry, which in turn has followed the specific interest of a capitalist society. Thus, the sense of body beauty is limited by mass communication media, and reflects a standard stereotype for image and behavior. In this context, the body image the mass media reflexes on the market influences teenagers in their quest of a body model, and leads to dissatisfaction, as this ideal is never reached. In this quest for a body standard, researches have indicated teenagers as the most susceptible to the use of pharmacological substances related to body ideals, such as anabolic steroids. In this paper we use the descriptive and bibliographic analysis method. After searching Scopus, Scielo and ERL databases, and crossing keywords as body and steroids, we found six studies relevant to the analysis. Our purpose was to clarify whether the information in those studies could be used in a school context analyzing the idea of body and human being, the transparence of the context, the availability of access, and the applicability of the contents in the school context. According to the studies analyzed, the intake of those substances tends to be higher in this group, possibly due to the information available about those products, and their availability to this public in special. We noticed those studies did not overcome the dual vision of body and human being, because they treat it as a model socially ready. The same studies are not clear enough for those without deep theoretical knowledge about steroids, as they are scarce in Portuguese and are written in a specific technical language. Moreover, they are available only in magazines and domains with access restricted to subscribers. Hence the access of general public is limited. The applicability of these studies in a school context is highly compromised by their lack of transparency, accessibility, and conception of a syncretic body and human being concept. Furthermore some of these studies were not written with this purpose, thus their contents are precarious
Ver menos
Corpo e esteroides : implicações para uma pedagogia do corpo
Marcos Padovani
Corpo e esteroides : implicações para uma pedagogia do corpo
Marcos Padovani
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra