As relações pessoais na educação fisica : uma experiencia com alunos de 4. serie
Eloi Daibello
TCC
Português
TCC/UNICAMP D14r
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
53 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: As relações pessoais constituem parte fundamental do desenvolvimento humano, e o meio social traz os elementos responsáveis por esse desenvolvimento, ou seja, pela formação de cada indivíduo, marcado essencialmente pela cultura na qual se está inserido. A escola, sendo uma das instituições...
Ver mais
Resumo: As relações pessoais constituem parte fundamental do desenvolvimento humano, e o meio social traz os elementos responsáveis por esse desenvolvimento, ou seja, pela formação de cada indivíduo, marcado essencialmente pela cultura na qual se está inserido. A escola, sendo uma das instituições envolvidas no processo educacional, responsável pelo aspecto mais formal da educação, tem responsabilidade de contribuir significativamente nesse processo de formação dos seus alunos. Se a educação tem como objetivo principal a promoção do homem, visando o seu desenvolvimento amplo, são justamente as necessidades humanas que devem determinar os objetivos educacionais e estes por sua vez devem agir dentro de um ''contexto existencial concreto", ou seja, de acordo com as necessidades concretas de cada sociedade. A Educação Física Escolar, ao compor o quadro de disciplinas existentes no currículo escolar, constitui-se parte do sistema educacional, sendo, portanto, também responsável por esse processo de formação dos alunos. Dessa forma, este trabalho buscou analisar uma proposta de intervenção, na qual através de atividades de áreas de conhecimento da Educação Física foram enfatizados elementos das relações pessoais, justamente pela constatação da necessidade de se trabalhar tais elementos com os alunos em questão, devido principalmente ao fato dos mesmos demonstrarem sérias dificuldades de relacionamento. Para a realização desta pesquisa, utilizamos de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e participante. Optamos por uma pesquisa qualitativa porque julgamos não ser possível, em nosso caso, uma análise quantitativa de dados, uma previsão de resultados que pudessem ser generalizados ou metas a serem alcançadas. É também participante, porque o objetivo maior da pesquisa girou em torno de análises de aulas propostas por mim, dirigidas a uma turma específica de 4a série, sendo também descritiva em virtude das análises das mesmas centrarem-se nos seus respectivos relatórios feitos ao final de cada aula, nos quais buscou-se descrever a realidade abordada. Para tais análises, buscamos apoio na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, principalmente em relação às inteligências pessoais, justamente por estas encontrarem-se intimamente relacionadas com o assunto em questão, ou seja, com o desenvolvimento das relações interpessoais e intrapessoais. Objetivou-se com isso, a transcendência do entendimento de tais necessidades para além das atividades em si, possibilitando urna compreensão mais ampla por parte dos alunos. O objetivo principal não buscou analisar mudanças no comportamento ou aquisição de alguma habilidade, mas analisar a contribuição de cada aula no sentido de apresentar possibilidades em meio às relações pessoais
Ver menos
Abstract: The personal relations constitute fundamental part o f the human development, and the social environment get the elements responsible to this development, or either, to formation of each single human, marked essentially by the culture that he is inserted. The school, been one o f the...
Ver mais
Abstract: The personal relations constitute fundamental part o f the human development, and the social environment get the elements responsible to this development, or either, to formation of each single human, marked essentially by the culture that he is inserted. The school, been one o f the institutions involved in the educational process, responsible the most formal aspect from the education, has responsibility of contribute to this process of formation of the pupils. If the education has as principal objective the man promotion, appointing his ample development, are justly the human necessities that must determinate the educational objectives and these must act in a "concrete existential context", according to the concrete necessities of each society. The school Physical Education, when composing the list of disciplines existing in the pertaining to school resume, consists part of the educational system, being, therefore, also responsible for this process of formation of the pupils. Of this form, this work searched to analyze an intervention proposal, in which through activities of areas of knowledge of the Physical Education, had been emphasized elements of the personal relations, exactly for the verification of the necessity of working such elements with the pupils in question, to the fact of the same ones to demonstrate serious difficulties of relationship. For the accomplishment of this research, we use of a qualitative boarding, of descriptive and participant character. We opt to a qualitative research because we judge not to be possible, in ours in case that, a quantitative analysis o f data, a forecast o f results that could be generalized or goals to be reached. It is also participant, because the objective biggest of the research turned around analyses of lessons proposals for me, directed to a specific group of 4a series, being also descriptive in virtue of the analyses of the same ones to be centered in its respective reports dane to the end of each lesson, in which searched to describe the boarded reality. For such analyses, support in the theory of multiple intelligences of Gardner, mainly in relation to personal intelligences, exactly for these to meet very related with the subject in question, or either, with the development of the interpersonal and intrapersonal relations. It was objectified with this, the ampliation of the agreement of such necessities for beyond the activities in itself, making possible an ampler understanding by the pupils. The main objective did not search to analyze changes in the behavior or acquisition of some ability, but to analyze the contribution of each lesson in the direction to present possibilities in way to the personal relations.
Ver menos
Ver menos
As relações pessoais na educação fisica : uma experiencia com alunos de 4. serie
Eloi Daibello
As relações pessoais na educação fisica : uma experiencia com alunos de 4. serie
Eloi Daibello
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra