Comunicação e a utilização de comunicação alternativa com crianças deficientes nas aulas de educação fisica : uma revisão de literatura
Marcelo Ferreira Minari
TCC
Português
TCC/UNICAMP M661c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
76 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho é uma revisão de literatura sobre as várias maneiras que podemos nos comunicar, além da comunicação-verbal, e que podem auxiliar aos professores em todos os momentos na árdua jornada de transmissão de conhecimentos aos alunos, principalmente aqueles com algum tipo de...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é uma revisão de literatura sobre as várias maneiras que podemos nos comunicar, além da comunicação-verbal, e que podem auxiliar aos professores em todos os momentos na árdua jornada de transmissão de conhecimentos aos alunos, principalmente aqueles com algum tipo de deficiência, e que devido a esta, possuem privações em determinados estímulos sensoriais, sendo aqui dada ênfase à criança deficiente auditiva. Podemos notar que, apesar da grande bibliografia a respeito do tema comunicação, poucas obras referem-se à comunicação com alunos deficientes, e infelizmente há ainda menos trabalhos sobre a comunicação nas aulas de Educação Física. Acreditamos que possam ser usadas as mais diversas formas de se comunicar, dialogar e permitir a participação do aluno com necessidades especiais nas aulas. Deve haver sempre a preocupação em tomar possível a demonstração de seus desejos e sentimentos. O professor é responsável por calar ou por dar a voz a uma criança impossibilitada por seus próprios meios de se comunicar de uma maneira verbal. A comunicação alternativa atende a esta necessidade, de proporcionarmos ao aluno que interaja conosco e com os demais colegas, fazendo assim com que se sinta participante ativo nas aulas e ajudando-o a ser atuante na sociedade
Ver menos
Abstract: This work is a revision of literature about the many ways that we can communicate, besides the verbal-communication, and that can help teachers in any moments on the hard road to transmit the knowledge to the students, mainly those with some kind of deficiency, and because of that, with...
Ver mais
Abstract: This work is a revision of literature about the many ways that we can communicate, besides the verbal-communication, and that can help teachers in any moments on the hard road to transmit the knowledge to the students, mainly those with some kind of deficiency, and because of that, with privations at determinate sensorial stimulus, and here we emphasize the deaf children. We can notice that despite of a large bibliography as to communication, we can find few works about communication with deficient students, and unfortunately there are less works about the communication at Physical Education classes. We believe that we can use many ways to communicate, to dialog and to allow the participation of the deficient student at class. There always must be the concern to make possible the demonstration of their desires and feelings. The teachers are the responsible by silence or give the voice to the children that cannot communicate by their ways at verbal-communication. The alternative communication attends this need, and they can interact with us and with the other schoolmates, and they can feel active in the class and influent at society
Ver menos
Comunicação e a utilização de comunicação alternativa com crianças deficientes nas aulas de educação fisica : uma revisão de literatura
Marcelo Ferreira Minari
Comunicação e a utilização de comunicação alternativa com crianças deficientes nas aulas de educação fisica : uma revisão de literatura
Marcelo Ferreira Minari
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra