Educação fisica escolar : relações entre visões de professoras e as concepções para o ensino de educação fisica
Thais Speroni
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sp36e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
125 p.
Orientadora: Eliana Ayoub
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares), com a colaboração da Faculdade de Educação da UNICAMP, organizou por quatro anos o vestibular para o ProEsF (Programa Especial para Formação de Professores em Exercício), que é destinado às professoras com formação no Magistério e...
Ver mais
Resumo: A COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares), com a colaboração da Faculdade de Educação da UNICAMP, organizou por quatro anos o vestibular para o ProEsF (Programa Especial para Formação de Professores em Exercício), que é destinado às professoras com formação no Magistério e atuantes na educação infantil e/ou 1ª à 4ª série do ensino fundamental na Região Metropolitana de Campinas. Neste vestibular, as professoras responderam questões referentes a conhecimentos pedagógicos e específicos da docência nas disciplinas português, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física.
Para a realização deste trabalho, foram analisadas as respostas da questão de educação física correspondente ao vestibular de 2002, com o objetivo de conhecer as visões das professoras. Além da pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica, na qual destaco as principais idéias contidas em cada obra que aborda a educação física escolar.
A partir destas duas leituras foi feita uma aproximação entre as visões das professoras e as concepções para o ensino da educação física.
De acordo com o referencial teórico adotado, a análise permitiu concluir que a concepção que mais apareceu nas visões das professoras foi a Construtivista, seguida da Desenvolvimentista, Crítico-Superadora, Plural, Crítico-Emancipatória, Aulas Abertas à Experiência e Aptidão Física Ver menos
Para a realização deste trabalho, foram analisadas as respostas da questão de educação física correspondente ao vestibular de 2002, com o objetivo de conhecer as visões das professoras. Além da pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica, na qual destaco as principais idéias contidas em cada obra que aborda a educação física escolar.
A partir destas duas leituras foi feita uma aproximação entre as visões das professoras e as concepções para o ensino da educação física.
De acordo com o referencial teórico adotado, a análise permitiu concluir que a concepção que mais apareceu nas visões das professoras foi a Construtivista, seguida da Desenvolvimentista, Crítico-Superadora, Plural, Crítico-Emancipatória, Aulas Abertas à Experiência e Aptidão Física Ver menos
Abstract: The COMVEST (Permanent Commission for Evaluation), along with the Education Faculty of UNICAMP, organized for four years the evaluation test for the ProEsf (Especial Program for Active Teachers), which is directed to teachers with a graduation degree in Pedagogy and active in the Kinder...
Ver mais
Abstract: The COMVEST (Permanent Commission for Evaluation), along with the Education Faculty of UNICAMP, organized for four years the evaluation test for the ProEsf (Especial Program for Active Teachers), which is directed to teachers with a graduation degree in Pedagogy and active in the Kinder Garden and from the 1st to the 4th grade of Elementary School in the Metropolitan Region of Campinas. In this test, the teachers answered to questions according to pedagogic and specific knowledge in teaching subjects such as Portuguese, Math, Science, History, Geography, Arts and Physical Education.
For this matter, the answers of the teachers who were evaluated in the Physical Education area in the year of 2002, with the main goal of knowing their visions.
Besides the research, a bibliographic revision was made, which I show the main ideas contained in each work that boards the physical education at school.
After these two readings I do approximations between the teacher's visions and the conceptions for teaching physical education.
According to the theory adopted in this study case, the analysis allowed us to conclude that the concept that carne out the most in their visions was the "Construtivita", followed by "Desenvolvimentista", "Crítico-Superadora", "Plural", "Crítico-Emancipatória", "Aulas Abertas à Experiência" and "Aptidão Física"
Ver menos
For this matter, the answers of the teachers who were evaluated in the Physical Education area in the year of 2002, with the main goal of knowing their visions.
Besides the research, a bibliographic revision was made, which I show the main ideas contained in each work that boards the physical education at school.
After these two readings I do approximations between the teacher's visions and the conceptions for teaching physical education.
According to the theory adopted in this study case, the analysis allowed us to conclude that the concept that carne out the most in their visions was the "Construtivita", followed by "Desenvolvimentista", "Crítico-Superadora", "Plural", "Crítico-Emancipatória", "Aulas Abertas à Experiência" and "Aptidão Física"
Ver menos
Educação fisica escolar : relações entre visões de professoras e as concepções para o ensino de educação fisica
Thais Speroni
Educação fisica escolar : relações entre visões de professoras e as concepções para o ensino de educação fisica
Thais Speroni
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra