Os fatores motivacionais em aulas de educação fisica
Henrique Makoto Simono
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si57f
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
67 p.
Orientador: Rubens Venditti Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A motivação é um tema que deve ser reconhecido por sua fundamental importância no processo de aprendizagem. Conhecer os diversos conceitos e estudos sobre a motivação implica em conhecer o ser humano em seus mais íntimos desejos e anseios, conhecer as razões por que ele se comporta e às...
Ver mais
Resumo: A motivação é um tema que deve ser reconhecido por sua fundamental importância no processo de aprendizagem. Conhecer os diversos conceitos e estudos sobre a motivação implica em conhecer o ser humano em seus mais íntimos desejos e anseios, conhecer as razões por que ele se comporta e às vezes prever ou programar determinadas reações e comportamentos. A motivação tem ganhado grande valorização e uma grande quantidade de trabalhos relativos a ela em diversas áreas como, por exemplo, na educação e no marketing.
O tema abordado nesta monografia é a motivação. Com intuito de aprimorar as aulas ministradas por professores e enfrentar os problemas presentes atualmente no contexto da Educação Física Escolar, surge a necessidade de se estudar e utilizar-se desse tema como ferramenta didática do profissional de Educação Física (EF). Esta monografia teve como objetivo verificar, através da pesquisa bibliográfica, que fatores motivacionais estão presentes na aula de EF e comprovar, através dos relatos de crianças, que eles são significativos e que podem ser utilizados para otimizar e facilitar as aulas ministradas ao público infantil. A biblioteca da Faculdade de EF da Unicamp foi utilizada para se fazer a pesquisa bibliográfica, foram consultados livros sobre motivação e temas referentes à escola. As entrevistas foram feitas com onze crianças de sete a onze anos, quatro meninas e sete meninos. A escolha dessas crianças foi aleatória com requisitos mínimos de participarem de aulas de EF escolar e ter idade dentro da faixa etária escolhida. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontaram quatro fatores motivacionais presentes em aulas de EF: o ambiente, o professor, os conteúdos e os materiais. Os relatos confirmaram a existência desses fatores e demonstraram que eles exercem influência nas aulas de Educação Física. A utilização deles no planejamento da aula pode instigar a participação motivada do aluno e assim a facilitar a aprendizagem do aluno Ver menos
O tema abordado nesta monografia é a motivação. Com intuito de aprimorar as aulas ministradas por professores e enfrentar os problemas presentes atualmente no contexto da Educação Física Escolar, surge a necessidade de se estudar e utilizar-se desse tema como ferramenta didática do profissional de Educação Física (EF). Esta monografia teve como objetivo verificar, através da pesquisa bibliográfica, que fatores motivacionais estão presentes na aula de EF e comprovar, através dos relatos de crianças, que eles são significativos e que podem ser utilizados para otimizar e facilitar as aulas ministradas ao público infantil. A biblioteca da Faculdade de EF da Unicamp foi utilizada para se fazer a pesquisa bibliográfica, foram consultados livros sobre motivação e temas referentes à escola. As entrevistas foram feitas com onze crianças de sete a onze anos, quatro meninas e sete meninos. A escolha dessas crianças foi aleatória com requisitos mínimos de participarem de aulas de EF escolar e ter idade dentro da faixa etária escolhida. Os resultados da pesquisa bibliográfica apontaram quatro fatores motivacionais presentes em aulas de EF: o ambiente, o professor, os conteúdos e os materiais. Os relatos confirmaram a existência desses fatores e demonstraram que eles exercem influência nas aulas de Educação Física. A utilização deles no planejamento da aula pode instigar a participação motivada do aluno e assim a facilitar a aprendizagem do aluno Ver menos
Abstract: The motivation is a subject that must be recognized for its importance in the learning process. Knowing the diverse concepts and studies on the motivation implies in knowing the human being in its closer desires and yearnings, to know the reasons why it behaves and to the times to foresee...
Ver mais
Abstract: The motivation is a subject that must be recognized for its importance in the learning process. Knowing the diverse concepts and studies on the motivation implies in knowing the human being in its closer desires and yearnings, to know the reasons why it behaves and to the times to foresee or to program definitive reactions and behaviors. The motivation has gained great valuation and a great amount of works in diverse areas as, for example, in the education and the marketing.
The subject of this monograph is the motivation. With intention to improve the lessons given by professors and to face the problems currently in the context of school Physical Education, it appears the necessity of studying and using this subject as didactic tool of the professional of Physical Education (PE).
This monograph had as objective to verify, through the bibliographical research, that motivacionais factors are present in the PE and to prove, through the interview of children, that those factors are significant and that they can be used to optimize and to facilitate the learning.
In the library of the College of PE of the Unicamp was made the bibliographical research, had been consulted books on motivation and subjects about school. The interviews had been made with eleven children with ages between 7 and 11 years old, four girls and seven boys. The choice of these children was to perhaps with minimum requirements part of PE and have the estimated age.
The results of the bibliographical research had pointed four motivational factors in EF classes: the environment, the professor, the contents and the materials. The interviews had confirmed the existence of these factors and had demonstrated that they influence the classes of Physical Education. The use of them in the teacher's planning can instigate the motivated participation of the pupil and thus to facilitate the learning.
Ver menos
The subject of this monograph is the motivation. With intention to improve the lessons given by professors and to face the problems currently in the context of school Physical Education, it appears the necessity of studying and using this subject as didactic tool of the professional of Physical Education (PE).
This monograph had as objective to verify, through the bibliographical research, that motivacionais factors are present in the PE and to prove, through the interview of children, that those factors are significant and that they can be used to optimize and to facilitate the learning.
In the library of the College of PE of the Unicamp was made the bibliographical research, had been consulted books on motivation and subjects about school. The interviews had been made with eleven children with ages between 7 and 11 years old, four girls and seven boys. The choice of these children was to perhaps with minimum requirements part of PE and have the estimated age.
The results of the bibliographical research had pointed four motivational factors in EF classes: the environment, the professor, the contents and the materials. The interviews had confirmed the existence of these factors and had demonstrated that they influence the classes of Physical Education. The use of them in the teacher's planning can instigate the motivated participation of the pupil and thus to facilitate the learning.
Ver menos
Os fatores motivacionais em aulas de educação fisica
Henrique Makoto Simono
Os fatores motivacionais em aulas de educação fisica
Henrique Makoto Simono
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra