Uma experiencia com a dança na educação infantil
Thais Tavares Ferrão
TCC
Português
TCC/UNICAMP F411e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
92 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de ensino da dança para a Educação Infantil baseado na teoria histórico-cultural de Vigotski. Para isto foram trabalhados em nossas aulas elementos como a música, o ritmo, a consciência corporal e a expressão corporal. Inicialmente...
Ver mais
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de ensino da dança para a Educação Infantil baseado na teoria histórico-cultural de Vigotski. Para isto foram trabalhados em nossas aulas elementos como a música, o ritmo, a consciência corporal e a expressão corporal. Inicialmente fizemos uma revisão bibliográfica, que trata, além do referencial de Vigotski, de assuntos como a questão de gênero existente na dança e da influência que a mídia exerce sobre as crianças atualmente, entre outros. A pesquisa foi qualitativa de caráter descritivo e participante. Foi realizada numa escola de ensino infantil da rede municipal de Campinas localizada em Barão Geraldo. Contou com um número de 25 alunos, em média, de ambos os sexos. A faixa etária foi compreendida entre 4 e 6 anos. Aplicamos oito aulas, nas quais pudemos vivenciar a prática pedagógica, interligando a teoria com a vivência. A partir das aulas ministradas, realizamos relatórios de cada aula seguidos de suas análises com base no referencia] teórico utilizado, e, por fim, realizamos uma análise geral, procurando conectar os pontos relevantes de todas as análises. Observamos no decorrer das aulas, que as relações de gênero e a influência da mídia estão presentes nas escolas, fazendo parte da cultura infantil. De maneira geral, o que mais deu certo em nossa prática pedagógica foi a utilização de histórias para trabalhar as atividades propostas, pois nesta faixa etária as crianças necessitam de uma situação imaginária para dar sentido às suas vivências e brincadeiras. Finalizando, frente as dificuldades encontradas, vimos a necessidade de novos trabalhos referentes ao ensino da dança na escola. Este foi apenas um começo
Ver menos
Abstract: The present work has as objective to analyze a proposal of education of the dance for the based Infantile Education in the description-cultural theory of Vigotski. For this elements had been worked in our Iessons as music, the rhythm, the corporal conscience and the corporal expression....
Ver mais
Abstract: The present work has as objective to analyze a proposal of education of the dance for the based Infantile Education in the description-cultural theory of Vigotski. For this elements had been worked in our Iessons as music, the rhythm, the corporal conscience and the corporal expression. Initially we made a bibliographical revision, that treats, beyond the referencial of Vigotski, of subjects as the question of existing sort in the dance and the influence that the media exerts currently on the children, among others. The research was qualitative of descriptive and participant character. It was carried through in a school of infantile education of the municipal net of Campinas located in Geraldo Barão. It counted on a number of 25 pupils, in average, of both the sexos. The etária band was understood between 4 and 6 years. We apply eight Iessons, in which we could live deeply practical the pedagogical one, establishing connection the theory with the experience. From the given Iessons, we on the basis of carry through reports of each lesson followed of its analyses the used theoretical referencial, and, finally, we carry through a general analysis, looking for to connect the excellent points of all the analyses. We observe in elapsing of the Iessons, that the relations of sort and the influence of the media are gifts in the schools, being part of the infantile culture. General way, what more she gave certain in pedagogical practical ours was the use of histories to work the activities proposals, therefore in this etária band the children need an imaginary situation to give sensible to its experiences and tricks. Finishing, front the found difficulties, we saw the necessity of new referring works to the education of the dance in the school. This was only one start
Ver menos
Uma experiencia com a dança na educação infantil
Thais Tavares Ferrão
Uma experiencia com a dança na educação infantil
Thais Tavares Ferrão
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra