Escalada e rapel : do medo ao autocontrole
Marcio Daniel Metz
TCC
Português
TCC/UNICAMP M568e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
86 p.
Orientador: Pedro Jose Winterstein
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A proposta desta pesquisa foi entender os mecanismos psicológicos do medo presentes nas situações dos esportes de risco, e como praticantes convivem com esse medo. Com isto, pretendeu-se verificar quais os mecanismos mentais que o indivíduo usa para amenizar os efeitos do medo, Como, mesmo...
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Resumo: A proposta desta pesquisa foi entender os mecanismos psicológicos do medo presentes nas situações dos esportes de risco, e como praticantes convivem com esse medo. Com isto, pretendeu-se verificar quais os mecanismos mentais que o indivíduo usa para amenizar os efeitos do medo, Como, mesmo sentindo medo, realiza uma atividade. Como ambiente propício à afloração do medo utilizou-se a escalada e o rapei, por seus componentes - altura e segurança - que eliciam comportamentos de medo e autocontrole dos seus efeitos. Outra preocupação se deu por verificar se esse aprendizado sobre o autocontrole ajuda, na visão dos sujeitos da pesquisa, na convivência com outros medos e se isso melhora a sua forma de encarar outros medos. Dentro de teorias como a psicanalítica de Freud, encontramos que o medo pode ser a concretização de um trauma que não tem relação com o objeto que trás o medo. Segundo Freud podemos sentir medo de uma coisa e o problema ser, na realidade, outro; e isso é inconsciente. Portanto torna-se possível que o indivíduo não tenha explicações racionais para o seu medo. Podemos então criar um mecanismo racional onde ele entenda que não precisa ter medo. Pretende-se, com isso, tentar criar essa situação de controle e compreende-la no momento da prática. Pensadores da teoria comportamental - a mais usada nas análises - colocam que o medo é uma forma de comportamento condicionado. Uma seqüência de fatos desagradáveis pode fazer surgir o medo. Se nos colocamos em situações, e perdemos o controle dela, podemos cometer erros e sermos humilhados por isso. De certa forma, o medo nos faz fugir de estímulos agressivos ou aversivos. Por isso evitamos situações das quais acreditamos não poder controlar. Se conseguimos compreender que somos capazes, podemos ajudar controlar o medo. O que motiva as pessoas a estar enfrentando seus medos é algo que Maslow nos ajuda a compreender. Mesmo com medo, a pressão do grupo, ou mesmo pessoal, pode fazer com que se desempenhe a tarefa. Uma vez realizada a tarefa (rapei, por exemplo), o indivíduo nota que o medo e o risco continuam existindo, porém a atividade é segura e praticável. Isso explica que, mesmo com medo, o indivíduo realiza a atividade; ele tem medo, porém sabe que é seguro. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas, buscando classificar a percepção subjetiva do medo para cada indivíduo, qualificando e avaliando sua intensidade. Pouco antes da prática foram apresentadas algumas perguntas e, também colhemos respostas ao encerrar a atividade. Ao final foi descoberto que existe uma maneira de ajudar a controlar o medo, um mecanismo mental que pode ser aperfeiçoado, um treino mental para evitar que a sensação de medo exceda limites individuais perturbadores
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Abstract: The proposal of this research was the undesrtanding of the fear's psicological mechanism present in the risk sports situation, and how the practisers live together with this fear. In this, was checked out what mental mechanism the person uses to reduce this fear's effect. How, even afraid,...
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Abstract: The proposal of this research was the undesrtanding of the fear's psicological mechanism present in the risk sports situation, and how the practisers live together with this fear. In this, was checked out what mental mechanism the person uses to reduce this fear's effect. How, even afraid, do this activit. Once that rock climbing and rappel bring the proper ambient to fear's outcrop, uses height and security - those bring fear's conduct and self control of this effects. Another preoccupation was about check if this learning about self control helps, under the subject vision, to live with other kind of fears and if this situation improve the way to confront others fears. Inside the Freud's theorys of psicanalises, we found the fear could be the realization of one traumma and have no relation with the object that brings the fear. In accordance with Freud we are affraid about someting and the problem, on truth, is another one, and this is unconcius. Then it is possible the person have no racional reasons to fear. We could criate one racional mechanism where this person understanding that he do not need to be affraid. The pretension with this is try to criate this situation of control and understand this at the pratical moment. Behavioural Theory thinkers - most used to the analysis - place the fear is a form of conditional behaviour. One sequence of unpleasured facts can make begin the fear. If we place ourself in situations, and loose that control, we could commit mistakes and the ashamed by this. Once in the while the fear make us run away from aggressive and disliked stimulus. That is the reason we avoid situations that we belive can't control. If we get understanding that we are able, we can help control the fear. The motivation for people to face its fears ís something that Maslow help us to understand. Even affraid, the group pressure, or even personal, can make develop the job. Once did the job (rapel, for example) the person saw that fear and risk keep existing, but the activity is safety and practicable. It explain that, even affraid, the person did the activity, he is affraid, but knows that is safety. Using prior prepared interviews, classifiing the subjective perseption of fear to person, qualifying and evaluating this intensit. Just before this activit was presented some questions and colected some anwers at the end of the same activity. To the end it was discovered that a way exists of helps to control the fear, a mental mechanism that can be perfected, trainings mental to prevent that the fear sensation exceeds disturbing individual limits
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