Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
Gilda Lucia Delgado de Souza
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP So89e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
2v. : il.
Orientador: Antonio Miguel
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo dar continuidade à nossa dissertação de mestrado que culminou por influenciar diretamente nossos anseios em relação a algumas questões, já presentes naquele contexto trabalhado. Entre essas, as mais evidentes foram não só a constituição de um órgão estatal...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo dar continuidade à nossa dissertação de mestrado que culminou por influenciar diretamente nossos anseios em relação a algumas questões, já presentes naquele contexto trabalhado. Entre essas, as mais evidentes foram não só a constituição de um órgão estatal denominado Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), órgão pertencente à Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, como também a formação e atuação da equipe de Matemática dentro da CENP, de forma a iluminar determinados aspectos que transformaram significativamente conteúdos disciplinares e condutas profissionais na prática social do ensino de Matemática escolar. Para realizar nossa investigação, constituímos e analisamos registros textuais de fontes orais na forma de depoimentos de professores que formaram a equipe de Matemática, como também dos coordenadores da instituição além de outros tipos de fontes orais ou escritas
Ver menos
Abstract: The objective of this study was to continue the research begun in our masters thesis, which culminated in having a direct influence on our disquietude regarding some questions already present in that contexto Among them, the most evident were not only the constitution of an entity called...
Ver mais
Abstract: The objective of this study was to continue the research begun in our masters thesis, which culminated in having a direct influence on our disquietude regarding some questions already present in that contexto Among them, the most evident were not only the constitution of an entity called the Coordination of Teaching and Pedagogical Norms (Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas - CENP), pertaining to the Secretary of Education of the State of São Paulo, but also the formation and actions of the mathematics team with the CENP in such a way as to shed light on certain aspects that significant1y transformed the course contents and professional conduct in the social practice of mathematics teaching in the schools. To carry out our research, we constituted and analyzed textual records of oral sources in the form of depositions of teachers who composed the mathematics team, as well as coordinators of the institution, in addition to other types of oral and written sources
Ver menos
Miguel, Antonio, 1953-
Orientador
Moraes, Lafayette de, 1929-
Avaliador
Vianna, Carloso Roberto
Avaliador
Gamica, Antonio Vicente Marafioti
Avaliador
Miorim, Maria Ângela, 1953-
Avaliador
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
Gilda Lucia Delgado de Souza
Educação matematica na CENP : um estudo historico sobre as condições instittucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de pratica
Gilda Lucia Delgado de Souza
Exemplares
Nº de exemplares: 3
Não existem reservas para esta obra