O processo de inovação na industria automobilistica : um estudo de caso
Marcelo Marcondes de Sá
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa11p
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
64 f.
Orientador : Miguel Juan Bacic
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com a compreensão do processo de introdução de inovações em empresas oligopolísticas. No caso de produtos finais, este processo segue urna seqüência lógica que é conhecida como processo de desenvolvimento de novos produtos. A inovação em produtos é...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem por objetivo contribuir com a compreensão do processo de introdução de inovações em empresas oligopolísticas. No caso de produtos finais, este processo segue urna seqüência lógica que é conhecida como processo de desenvolvimento de novos produtos. A inovação em produtos é fundamental fonte de diferenciação e sustentação da firma no longo prazo. O processo de desenvolvimento de novos produtos consiste na seqüência de atividades e decisões que possibilitam desenvolver e oferecer tais novos produtos no mercado. O trabalho foca a indústria automobilística. Após análise do desempenho desta indústria no Brasil na década de 90, discute-se o processo de desenvolvimento de novos produtos de uma das principais empresas dessa indústria do cenário nacional.
Ver menos
Abstract: This paper purposes to contribute for the understanding about the innovation insertion process in the oligopolistic enterprises. Talking about end products, this process follows a logical sequence most well-known as new products development process. The process innovation in the products...
Ver mais
Abstract: This paper purposes to contribute for the understanding about the innovation insertion process in the oligopolistic enterprises. Talking about end products, this process follows a logical sequence most well-known as new products development process. The process innovation in the products is fundamental source at long term of enterprise distinction and support. The new products development process consists in the activities and decisions sequence making feasible to development and to offer those new products in the market. The paper focus on Brazil in nineties and discuss the process o f new products development in one of the most important enterprises in this industry in the national scenery.
Ver menos
O processo de inovação na industria automobilistica : um estudo de caso
Marcelo Marcondes de Sá
O processo de inovação na industria automobilistica : um estudo de caso
Marcelo Marcondes de Sá