Educação escolar de pessoa com surdez : uma proposta inclusiva
Mirlene Ferreira Macedo Damazio
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D18e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
122 p. : il. + + 2 DVDs.
Orientador: Maria Teresa Egler Mantoan
Acompanha 2 DVDs
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho estudou a educação escolar de alunos com surdez na escola comum, segundo uma perspectiva educacional inclusiva. O estudo envolveu uma investigação com quatro alunos com surdez grave ou profunda matriculados no Ensino Fundamental. Todos eles freqüentavam a escola investigada por...
Ver mais
Resumo: Este trabalho estudou a educação escolar de alunos com surdez na escola comum, segundo uma perspectiva educacional inclusiva. O estudo envolveu uma investigação com quatro alunos com surdez grave ou profunda matriculados no Ensino Fundamental. Todos eles freqüentavam a escola investigada por mais de um ano e já haviam estudado em escola especial, antes de freqüentarem a Escola Ameduca que desenvolve a visão paradigmática inclusiva, que é objeto de estudo deste trabalho. Nesse sentido, apresentamos os processos educativos desenvolvidos pela Escola Ameduca, que reconhece e valoriza as diferenças, demonstrando a capacidade de alunos com surdez aprenderem em sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola comum, destacando os progressos alcançados por esses alunos, por meio das práticas pedagógicas utilizadas, nas quais envolviam três momentos educacionais: o atendimento educacional especializado em Língua de Sinais, a classe comum e a Língua Portuguesa
Ver menos
Abstract: This work studied the education of deaf students in the regular school, according to an inclusive educational perspective. The study involved an investigation with four students with serious or deep deafness which were enrolled in the Elementary Level. All of them attended the school for...
Ver mais
Abstract: This work studied the education of deaf students in the regular school, according to an inclusive educational perspective. The study involved an investigation with four students with serious or deep deafness which were enrolled in the Elementary Level. All of them attended the school for more than one year and had already studied at a special school, before they attended the 'Escola Ameduca¿ that develops the paradigmatical inclusive vision, which is the object of study of this work. In that sense, we presented the educational processes developed by 'Escola Ameduca¿, that recognizes and valuates differences between students, demonstrating that deaf students are able to learn in the Elementary Level classrooms of a regular school. The progresses reached by those students were highlighted through the use of pedagogic practices, in which three educational moments were involved: the specialized educational attendance with the Sign Language, the regular class and the Portuguese Language
Ver menos
Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Orientador
Poker, Rosimar Bortolini
Avaliador
Bueno, José Geraldo Silveira
Avaliador
Almeida, Dulce Barros de
Avaliador
Santos, Terezinha da Consolação T. dos
Avaliador
Educação escolar de pessoa com surdez : uma proposta inclusiva
Mirlene Ferreira Macedo Damazio
Educação escolar de pessoa com surdez : uma proposta inclusiva
Mirlene Ferreira Macedo Damazio
Exemplares
Nº de exemplares: 6
Não existem reservas para esta obra