O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciencias agricolas no Brasil, 1930-1950 : praticas academicas, curriculos e formação profissional
Graciela de Souza Oliver
TESE
r d
T/UNICAMP OL4p
[Institutionalization of agricultural science in Brazil, 1930-1950, the contribution of agricultural schools through their academical practices, curricular structure and professional profiles]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
326p. : il.
Orientador: Silvia Fernanda de Mendonça Figueroa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias
Resumo: Essa tese tem por objetivo analisar o papel desempenhado pelas escolas superiores de agricultura na institucionalização das ciências agrícolas entre 1930 e 1950. As escolas analisadas foram: a Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Superior...
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Resumo: Essa tese tem por objetivo analisar o papel desempenhado pelas escolas superiores de agricultura na institucionalização das ciências agrícolas entre 1930 e 1950. As escolas analisadas foram: a Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais em Viçosa e Escola de Agricultura da Bahia. Para compreender qual a contribuição / papel dessas escolas no processo de institucionalização, busquei identificar como conceituaram e exerceram atividades científicas de acordo com o contexto local e com as demandas originadas a partir do processo de reconhecimento federal, iniciado em 1934. A hipótese central dessa pesquisa propõe que diferentes projetos políticos para a modernização da agricultura, encampados pelas escolas, estiveram baseados em diferentes tradições científicas. As duas supostas tradições teriam gerado dois modelos institucionais que, por sua vez, proporcionaram a formação de distintos profissionais de agronomia, especializações e um centro e uma periferia na área. A realização desse trabalho de pesquisa contribuiu para a construção de um perfil para cada escola e para a área de ciências agrícolas no período abordado
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Abstract: The main objective of this doctoral thesis is to comprehend the contributions of agricultural schools in the institutionalization of agricultural sciences between 1930 e 1950. Four schools were focused in this study - the Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', Escola Nacional de...
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Abstract: The main objective of this doctoral thesis is to comprehend the contributions of agricultural schools in the institutionalization of agricultural sciences between 1930 e 1950. Four schools were focused in this study - the Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz', Escola Nacional de Agronomia, Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais em Viçosa and Escola de Agricultura da Bahia. To understand this process I turned my attention on how each school has constructed a meaning and has practiced scientifics activities. I have either observed how those meanings and practices were related to the local context and to the demands originated from the process of federal recognition that began in 1934. The main assumption of this research is that two political projects for the Brazilian agriculture were based on two scientific traditions, distinguishing two kinds of professionals, specializations and resulting on a center and a periphery in the area. At the end of this doctoral thesis it was possible to construct a profile for each school and for the agricultural sciences in the focused period
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Aberto
Dantes, Maria Amélia Mascarenhas
Avaliador
Baiardi, Amilcar
Avaliador
Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-
Avaliador
O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciencias agricolas no Brasil, 1930-1950 : praticas academicas, curriculos e formação profissional
Graciela de Souza Oliver
O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciencias agricolas no Brasil, 1930-1950 : praticas academicas, curriculos e formação profissional
Graciela de Souza Oliver
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