Performance e ritual : processos de subjetivação na arte contemporanea
Eduardo Nespoli
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP N372p
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
Orientador: Regina Aparecida Polo Muller
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: É notório na arte cênica contemporânea a aproximação com o ritual. Encontramos indícios desta aproximação nos Happenings, na Performance Art, e nos trabalhos de encenadores como Grotowski, Robert Wilson e Richard Foreman. A aproximação da performance artística com o ritual ocorre...
Ver mais
Resumo: É notório na arte cênica contemporânea a aproximação com o ritual. Encontramos indícios desta aproximação nos Happenings, na Performance Art, e nos trabalhos de encenadores como Grotowski, Robert Wilson e Richard Foreman. A aproximação da performance artística com o ritual ocorre principalmente em relação à criação processual, que se desdobra em uma cena de intensidades corporais e fluxos subjetivos. São processos temporais que intercalam círculo e devir, lembrança e esquecimento. No ritual, o corpo do performer encontra-se na intersecção de diversos componentes subjetivos que são re-articulados e re-significados nos eventos. Releva-se a criação coletiva, as corporeidades e a constelação de elementos da memória que irão compor espaços subjetivos de ação. Processo de auto-reflexão, o universo imaginário do ritual é o das mitologias pessoais e coletivas. Ao mesmo tempo, no evento ritual vivencia-se um espaço-tempo liminar, onde novas possibilidades existenciais estão sendo elaboradas. Evento destacado do cotidiano, o corpo alcança devires, metamorfoseando-se em outros seres. Subverte, deste modo, a lógica ordinária e o controle cotidiano, indo de encontro às potencias do inconsciente e a criatividade imanente
Ver menos
Abstract: Not informed
Performance e ritual : processos de subjetivação na arte contemporanea
Eduardo Nespoli
Performance e ritual : processos de subjetivação na arte contemporanea
Eduardo Nespoli
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra