Alfabetização : um estudo de caso, experiencias bem sucedidas de professoras da região de Campinas
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C65a
Campinas, SP : [s.n.], 1989.
115f. : il.
Orientador: Amelia Americano Domingues de Castro
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo procurou identificar aspectos importantes das percepções e práticas pedagógicas de um grupo de dez professoras da Região de Campinas que, apesar das limitações de sua formação acadêmica e de suas condições de trabalho, estão conseguindo alfabetizar com sucesso alunos das escolas...
Resumo: Este estudo procurou identificar aspectos importantes das percepções e práticas pedagógicas de um grupo de dez professoras da Região de Campinas que, apesar das limitações de sua formação acadêmica e de suas condições de trabalho, estão conseguindo alfabetizar com sucesso alunos das escolas públicas. Utilizou-se de técnicas de abordagem qualitativa, com características do tipo etnográfico que permitiu apreender e analisar os dados "vivos" da realidade através de uma relação mais dinâmica. Alguns aspectos que se mostraram relevantes, sobre as concepções e práticas pedagógicas das professoras estudadas foram: a maior valorização da experiência profissional suplantando a formação acadêmica, os diferentes estilos de atuação pedagógica em que combinam a formação tradicional com alguns aspectos de ensino renovador e a demonstração de segurança, autonomia, criatividade, entusiasmo e habilidade no relacionamento com os alunos dentro de um clima onde o equilíbrio entre os aspectos afetivos, sociais e cognitivos facilitam a aprendizagem. Aliado a isto, a crença na importância do seu papel e na potencialidade da criança de escola pública que foram demonstrados pela competência e comprometimento no trabalho
Abstract: This study is an attempt by teachers from public schools from the area of Campinas to identify pedagogical aspects of perception and practice. Despite limitations in their academic back ground as well as in their working conditions they have been ableto help the students successfully to...
Abstract: This study is an attempt by teachers from public schools from the area of Campinas to identify pedagogical aspects of perception and practice. Despite limitations in their academic back ground as well as in their working conditions they have been ableto help the students successfully to learn how to read and write. A technical qualitative approach with ethnographic characteristics has been used permitting an understanding and an analysis of "live data". Some of the relevant aspects of pedagogical concepts and practices of these teachers are: their classrom experience that is far greater than their academic background. New methods blended with the old ones. Self assuredness, independence, creativity and enthusiasm. Successful communication with students through aballance of affective, social and cognitive elements. A belief in the importance of their work and the potential of their students as revealed by their professional competence and commitment to their work
Alfabetização : um estudo de caso, experiencias bem sucedidas de professoras da região de Campinas
Alfabetização : um estudo de caso, experiencias bem sucedidas de professoras da região de Campinas
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra