Educação a distancia via web : a construção da praxis pedagogica atraves da teoria, do fazer dos pioneiros e da propria pratica
Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M464e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
395p. : il.
Orientador: Vani Moreira Kenski
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho é resultado de uma investigação envolvendo aspectos teóricos, práticos e reflexivos sobre a construção da práxis pedagógica na educação a distância via web. Partindo das questões desencadeadoras - 1. Qual a importância das práticas vivenciadas por educadores que estão...
Ver mais
Resumo: Este trabalho é resultado de uma investigação envolvendo aspectos teóricos, práticos e reflexivos sobre a construção da práxis pedagógica na educação a distância via web. Partindo das questões desencadeadoras - 1. Qual a importância das práticas vivenciadas por educadores que estão experimentando a educação a distância via web? 2. Que bases teórico-metodológicas propiciam apoio e orientam a formação do educador que assume a prática da educação a distância via web? -, a hipótese de trabalho que assumo é que as experiências de educação a distância via web em andamento, vivenciadas e analisadas, mesmo que incipientes, são importantes para encontrarmos indícios de uma melhor forma de aproveitar o potencial da web, para melhorar as possibilidades e os resultados da educação. Todavia, ressalto que a aprendizagem significativa dessa nova modalidade de educação se dá na práxis pedagógica. Assumindo essa linha de entendimento, acredito que tanto a formação do educador, que realiza a educação a distância, via web, como a do educador da modalidade presencial precisam estar apoiadas em um tipo de racionalidade emancipatória, que implique a articulação efetiva teoria?prática?reflexão. Além disso, torna-se imprescindível que seja um processo de desenvolvimento profissional contínuo, que faça do professor um pesquisador de sua prática
Ver menos
Abstract: This work is the result of investigation involving theoretical, practical and reflexive aspects about the construction of the pedagogical praxis in distance education via the web. This result is reached by means of the following questions - 1. What are the contributions could be given by...
Ver mais
Abstract: This work is the result of investigation involving theoretical, practical and reflexive aspects about the construction of the pedagogical praxis in distance education via the web. This result is reached by means of the following questions - 1. What are the contributions could be given by educators with experience in distance education? 2. What are the theoretical and methodological bases that provide support for distance learning and support for the educator to be oriented to the practice of distance education teaching via the web? - the hypothesis I assume is that distance education via web experiments, analysis, and processes are incipient but important in finding evidence of a better way to make proper use of web potential therefore increasing possibilities and having better results in overall education. Nevertheless, I point out that the significance of learning in this new modality of education occurs in the pedagogical praxis. Assuming this line of understanding, I believe that both distance education via web and the classroom-based course must be supported by an emancipator rationality, which implies an effective theoretical-practical-reflexive articulation. Besides it is indispensable that it could happen in a continuous professional development, which could make the teacher a researcher in his practice
Ver menos
Résumé: Cette étude est le résultat d'une recherche qui englobe des aspects théoriques, pratiques et de réflexion, à propos de la construction de la praxis pédagogique dans le domaine de l'éducation à distance, via le web. En partant des questions provocatrices: - 1. À quoi servent les pratiques...
Ver mais
Résumé: Cette étude est le résultat d'une recherche qui englobe des aspects théoriques, pratiques et de réflexion, à propos de la construction de la praxis pédagogique dans le domaine de l'éducation à distance, via le web. En partant des questions provocatrices: - 1. À quoi servent les pratiques des enseignants qui ont l'expérience du vécu, concernant à l'éducation à distance, par voie du web? 2. Sur quelles théories et méthodologies, qui offrent de l'appui et de l'orientation à la formation de ces mêmes enseignants, ces pratiques, sont-elles supportées? - mon hypothese de travail c'est que les expériences de l'éducation à distance, via le web, analysées et en processus, bien que débutantes, sont-elles, en fait, très importantes à trouver des indices pour améliorer, d'une façon remarquable, le profit du potentiel du web et à en obtenir de nouvelles possibilités et de meilleurs résultats, concernant l'Éducation. Pourtant, ça ne se fait pas sans réserve: il faut remarquer que la vraie apprentissage de cette nouvelle modalité d'éducation ne se fait qu'à travers la praxis pédagogique. En endossant cette Résumé: ligne de pensée, je soutiens que la formation de l'enseignant qui pratique l'éducation à distance, via le web, aussi que celle de l'enseignant qui pratique l'éducation en présence ont, toutes les deux, besoin d'être supportées sur une espèce de rationalité émancipatrice qui engage une effective articulation entre théorie, pratique et réflexion. En outre, il faut que tout cela se passe comme un processus de développement professionnel continu qui vise à transformer l'enseignant en chercheur toujours critique de sa propre pratique
Ver menos
Kenski, Vani Moreira, 1948-
Orientador
Borba, Marcelo de Carvalho
Avaliador
Franco, Marcelo de Araujo
Avaliador
Miorim, Maria Ângela, 1953-
Avaliador
Educação a distancia via web : a construção da praxis pedagogica atraves da teoria, do fazer dos pioneiros e da propria pratica
Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius
Educação a distancia via web : a construção da praxis pedagogica atraves da teoria, do fazer dos pioneiros e da propria pratica
Sonia Maria Castricini Biscacio Mebius
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra