Um modelo computacional para a resolução de problemas
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP AL21m
Campinas, SP : [s.n.], 1990.
520f.
Orientador: Ubiratan D'Ambrosio
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Apresenta-se uma metodologia para a resolução de problemas, estruturada em processos construídos com um enfoque sistêmico e auxiliados pelo uso do computador previamente programado com: 1. Uma base de conhecimentos matemáticos, dinâmica e inteligente, que o aluno consulta em linguagem...
Resumo: Apresenta-se uma metodologia para a resolução de problemas, estruturada em processos construídos com um enfoque sistêmico e auxiliados pelo uso do computador previamente programado com: 1. Uma base de conhecimentos matemáticos, dinâmica e inteligente, que o aluno consulta em linguagem natural, e construída em prolog; 2. Um programa diferenciador de funções, também em Prolog 3. Uma base de problemas resolvidos e por resolver. O processo principal, chamado macro-processo, guia o trabalho do professor e esta formado pelos processos: Banco de problemas a resolver, Alunos organizados em grupos, Micro-processo e Troca de experiência. O micro-processo é o guia do trabalho individual do aluno, e é formado dos processos: Compreensão do problema; Construção do algoritmo; Resolva o algoritmo; e Escreva seu procedimento. Em diferentes momentos apresentam-se etapas de auto-avaliação. O modelo de pesquisa utilizado é o estudo de casos
Abstract: A methodology for problem solving is presented. This methodology _as a structure of system-oriented¿ processes, aided by the use one computer previously programmee with: 1. a prolog built, dynamic and intelligent, mathematical knowledge base which the student queries using natural...
Abstract: A methodology for problem solving is presented. This methodology _as a structure of system-oriented¿ processes, aided by the use one computer previously programmee with: 1. a prolog built, dynamic and intelligent, mathematical knowledge base which the student queries using natural language, 2. a function differentiating program, also built with prolog, 3. a data base of prob16ms, both solved and to be solved. The main process, called macro-process, guides the work of the teacher and is made up of the following processes: - bank of problems to be solved, - students, organized by groups, microprocess and - exchange of experiences. The micro-process is the guide to individual student work and comprises the processes: - problem comprehension, construction of algorithm, -solution of algorithm and ¿ writing down of procedure. At several points there are stages for auto-evaluation. The research model used is that of case studies
Um modelo computacional para a resolução de problemas
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