Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
Ana Celia Elero Dias
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D543h
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho, busquei realizar uma pesquisa que me permitisse apreender como se dá a mediação do professor nos processos que se consolidam em histórias de não sucesso. Para isso, utilizei-me de registros efetuados por mim durante meu trabalho na escola. Assim, encontro-me nos episódios das...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho, busquei realizar uma pesquisa que me permitisse apreender como se dá a mediação do professor nos processos que se consolidam em histórias de não sucesso. Para isso, utilizei-me de registros efetuados por mim durante meu trabalho na escola. Assim, encontro-me nos episódios das situações narradas, e me transformo no foco da pesquisa, o que confere toda uma especificidade às análises desses casos. Neste processo de análise, interpreto as situações registradas em seus aspectos empíricos e conceituais com o apoio das categorias centrais do quadro teórico assumido: mediação semiótica e dialogia. Considero relevante a opção por esse tema de investigação já que, cada vez mais, tem-se delegado ao professor a responsabilidade pelo sucesso ou insucesso escolar do aluno, deixando secundarizados a responsabilidade, nas histórias de insucesso dos sujeitos, fatores como, por exemplo, a ineficiência das políticas públicas em Educação e dos trabalhos acadêmicos que ficam restritos a leituras realizadas no âmbito das universidades
Ver menos
Abstract: In the present study I aimed a research that would allowed me to understand how the teaching mediation occurs regarding non-successful experiences. For that, I have adopted registers accomplished by me during my work at the school. Therefore, I am involved in the situations described,...
Ver mais
Abstract: In the present study I aimed a research that would allowed me to understand how the teaching mediation occurs regarding non-successful experiences. For that, I have adopted registers accomplished by me during my work at the school. Therefore, I am involved in the situations described, becoming too the focus of the research, which confers a whole specificity to the analysis of these cases. In the present process of analysis, I describe the situations registered in its empirical and conceptual aspects, with the support of the methodology adopted: semiotic and dialogical mediation. The choice for the present subject it is very important considering the increasing responsibility attributed to the teachers regarding the success or failure of the students, leaving to a second plane the inefficiency of the public policies for education, and the academic production, which is mostly restrict to the university limits
Ver menos
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
Ana Celia Elero Dias
Historias para professoras : um estudo sobre os modos de atuação docente no processo de constituição de historias de não sucesso
Ana Celia Elero Dias
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra