Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Dulcelena Peralis Corradi
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C817e
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
99p. : il.
Orientador: Maria Ines Petrucci Rosa
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho de investigação procura verificar que processos de identificação (HALL, 2003) são evidenciados em uma interação professora experiente e professores iniciantes, em um curso noturno de licenciatura de Química, em uma universidade pública. Nesse cenário, linguagens, identidades,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho de investigação procura verificar que processos de identificação (HALL, 2003) são evidenciados em uma interação professora experiente e professores iniciantes, em um curso noturno de licenciatura de Química, em uma universidade pública. Nesse cenário, linguagens, identidades, culturas e experiências se entrecruzam, mostrando o caráter fluido, cambiante e produtivo, presente no cotidiano dos estágios supervisionados. Nessa dissertação, a narrativa de Benjamin, e as contribuições de Certeau e Larrosa, constituíram um modo de análise. Pelas narrativas e discursos proferidos no tempo do estágio, professores iniciantes e professora experiente foram rememorando suas experiências do cotidiano escolar e abrindo brechas para questionamentos sobre o currículo de formação de professores. Esse contexto, recebe dos Estudos Culturais sugestões como a de privilegiar a aproximação entre conhecimentos acadêmicos ê as experiências trazidas pelos estudantes, problematizando-os dentro de aspectos históricos, sociais, culturais e políticos
Ver menos
Abstract: This research studies how identification processes (HALL, 2003) are evidenced during an interaction experienced teacher and beginning professors, in a Chemistry teacher course at night, in a public university. In this scene, languages, identities, cultures and experiences crossing each...
Ver mais
Abstract: This research studies how identification processes (HALL, 2003) are evidenced during an interaction experienced teacher and beginning professors, in a Chemistry teacher course at night, in a public university. In this scene, languages, identities, cultures and experiences crossing each other, showing to the fluid, changeful character and productive nature in the daily one of the supervised periods of training. In this dissertation, Walter Benjamin's narrative, Certeau and Larrosa's contributions constituted a way of analyze. Across narratives and speeches pronounced in the training, beginning teachers and practiced teacher were reminding yours daily experiences scholastic and asking about teacher's curriculum graduated. This context receives from the Cultural Studies suggestions as to inside privilege the approach between academy knowledge and the experience brought for the students, asking them of historical, social, cultural aspects and politicians
Ver menos
Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Orientador
Monteiro, Alexandrina, 1965-
Avaliador
Schnetzler, Roseli Pacheco, 1946-
Avaliador
Guimarães, Áurea Maria, 1950-
Avaliador
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Dulcelena Peralis Corradi
Estagio supervisionado : cultura(s) e processos de identificação permeando um curriculo de formação de professores de quimica
Dulcelena Peralis Corradi
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra