Treinamento e educação : qualificação profissional da construção civil
Aparecido Fujimoto
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP F955t
[Training and education]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
Orientador: Vladimir Antonio Paulon
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Resumo: O trabalho analisa e reforça a importância da educação permanente para o desenvolvimento e eficiência dos trabalhadores na área da construção civil, na cidade de Campinas e região, nos últimos 10 anos, bem como identificar os problemas que afetam o trabalhador e pesquisar as empresas na...
Ver mais
Resumo: O trabalho analisa e reforça a importância da educação permanente para o desenvolvimento e eficiência dos trabalhadores na área da construção civil, na cidade de Campinas e região, nos últimos 10 anos, bem como identificar os problemas que afetam o trabalhador e pesquisar as empresas na forma como conduzem a qualificação profissional e elaborar propostas de treinamentos baseados na educação. A metodologia usada é descritiva qualitativa, que procura trabalhar com o desempenho e comportamento do trabalhador, ou seja, coletar dados e confrontá-los, interpretar e não deduzir. Constata-se que o trabalhador consciente e responsável na atividade que desenvolve contribui para obtenção do controle de qualidade total, minimizando perda de tempo e material, satisfazendo a empresa, a sociedade, e sobretudo a si próprio. Os dirigentes das empresas da construção civil devem ter autoconfiança o suficiente para transmitirem tanta autoridade quanto for possível aos seus funcionários. Assim, assegura-se o respeito pela humanidade como sua filosofia de administração. Segundo a pesquisa realizada, as empresas que promovem treinamentos baseados na educação, apresentam alto grau de satisfação com o desempenho de seus funcionários, da mesma forma que a reciprocidade ocorre. A maioria dos trabalhadores demonstra eficiência nas tarefas quando treinados sistematicamente. Em geral, percebe-se que após os treinamentos, a integração do trabalhador, empresa e seus pares é eficaz, melhorando a qualidade de serviço, interação entre as equipes e, principalmente, a satisfação pessoal. Ao privilegiar a abordagem humanística, através da educação permanente, reconhece-se que entre o comportamento e o desempenho há o valor das pessoas
Ver menos
Abstract: The main purpose of this study is to analyze the importance of permanent education for development and efficiency of workers in the civil construction in Campinas city and region for the last ten years, as well as to raise the problems that affect the worker and to survey about companies...
Ver mais
Abstract: The main purpose of this study is to analyze the importance of permanent education for development and efficiency of workers in the civil construction in Campinas city and region for the last ten years, as well as to raise the problems that affect the worker and to survey about companies and how they conduct the professional qualification, and to elaborate proposals of training based on education. The applied methodology is the qualitative descriptive that tries to work with the performance and behavior of the worker, that is to collect and analyse data and compare them, to interpret not to deduce than. One evidence is that the conscientious and responsible worker contributes for attainment of the total quality control minimizing waste of time and construction material, satisfying the company, society, and especially the worker himself. The leaders of the civil construction companies must have enough confidence to transmit as much authority as possible to their employees. Thus, the respect for humanity is assured as a philosophy of management. According to this research, the companies that promote training based on the education present high degree of satisfaction with the performance of their employees, likewise reciprocity occurs. The majority of the workers demonstrates efficiency in their tasks when trained systematically. In general, it is noticed that after the training, the integration of the workers with the company and their partners is efficient, improving the quality of work, interaction between teams and mainly the personal satisfaction. When insisting on this humanistic boarding, through the permanent education, it is recognized that the behavior and the performance have the people's values
Ver menos
Paulon, Vladimir Antonio, 1938-
Orientador
Geyer, André Luiz Bortolacci
Avaliador
Monteiro, Inês
Avaliador
Labaki, Lucila Chebel, 1943-
Avaliador
Granja, Ariovaldo Denis, 1963-
Avaliador
Treinamento e educação : qualificação profissional da construção civil
Aparecido Fujimoto
Treinamento e educação : qualificação profissional da construção civil
Aparecido Fujimoto
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra