Um breve historico sobre o atendimento educativo publico a infancia no municipio de Itatiba, SP : 1950 a 1997
Melissa Toffani Magalhaes Vendramin
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP V553b
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
128f.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo construir uma breve historiografia acerca do atendimento público educativo à infância no município de Itatiba, estado de São Paulo. O período histórico destacado para a elaboração desta pesquisa inicia-se em 1950, quando a esfera...
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Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo construir uma breve historiografia acerca do atendimento público educativo à infância no município de Itatiba, estado de São Paulo. O período histórico destacado para a elaboração desta pesquisa inicia-se em 1950, quando a esfera estadual implementa a primeira classe de atendimento educativo infantil no município, até 1997 um ano após a aprovação da Lei Federal 9.394/96, que institui a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional e entre suas deliberações, consta no Artigo 11° que compete à esfera municipal a manutenção e oferecimento da educação infantil em creches e pré-escolas. A pesquisa teve dois eixos distintos de análise: a esfera estadual e o seu pioneirismo na implementação de um atendimento público educativo e a esfera municipal, pela sua progressiva oferta, absorvendo a demanda não atendida pela esfera estadual, processo este que serviu de base para a estruturação de um sistema municipal de educação infantil. O trabalho narra o processo de construção de uma política pública municipal de atendimento educativo infantil, tendo o tímido atendimento oferecido pela esfera estadual como impulso para a sua estruturação, até a completa absorção pela esfera municipal a manutenção da educação infantil no município, seis anos antes da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional de 1996. Esta pesquisa foi um estudo de caso baseado em fontes documentais primárias, Leis e Decretos Municipais e em relatos orais de professores municipais e estaduais da cidade de Itatiba. que instituiu as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, a educação infantil passou a ser considerada a primeira etapa da Educação Básica e no artigo 11º passou a ser exclusivamente competência das municipalidades
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