Cultura escolar da educação infantil e do ensino fundamental : a arquitetura em questão
Valeria Freitas da Silva
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si38c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
109 f.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as diferenças entre a Arquitetura escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tomando como ponto de partida a temática da cultura escolar como campo a ser investigado, especificando a questão do espaço físico, mais precisamente a arquitetura...
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Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as diferenças entre a Arquitetura escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, tomando como ponto de partida a temática da cultura escolar como campo a ser investigado, especificando a questão do espaço físico, mais precisamente a arquitetura escolar, como objeto central da pesquisa (tendo em vista o caráter formador subjetivo desta sobre os indivíduos que nela estão). Para este estudo foi-se feita uma pesquisa bibliográfica pela qual foram consultadas literaturas diversas, trazendo à tona tanto saberes conceituais e explicativos, como os enfoques dados à cultura escolar, a infância e a relação entre espaço e educação, quanto um estudo histórico da constituição das arquiteturas escolares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A pesquisa possibilitou compreender o quanto as diferenças entre a arquitetura escolar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental representam a diferença histórica da constituição destas. Assim, a Educação Infantil, como nível de ensino e direito recentemente conquistado, com sua cultura escolar e sua arquitetura próprias, diversas daquelas do Ensino Fundamental, possui, conforme demonstra a bibliografia pesquisada, uma grande preocupação com a estrutura fisica e a arquitetura como fundamental para o desenvolvimento da criança. Já a pesquisa bibliográfica feita acerca da arquitetura do Ensino Fundamental, demonstra não haver muitas produções atuais que, como na Educação Infantil, buscam repensar esta estrutura fisica. A questão da arquitetura do Ensino Fundamental parece, portanto, na maioria dos países, como no Brasil, se apresentar como uma questão posta e acabada, a qual não vem
sendo repensada, nem tampouco reestruturada atualmente, cabendo às crianças adequarem-se a esta estrutura física, e não o contrário, não urna escola arquitetada e construída especificamente para a criança, atendendo suas necessidades. A arquitetura escolar mostra-se, pois, como uma construção social eminentemente imersa no momento histórico que a cria, mostrando, assim, em suas estruturas, muitos dos valores, da cultura e da política de uma época. Daí sua relevância enquanto aspecto da cultura escolar, analisado nesta pesquisa Ver menos
sendo repensada, nem tampouco reestruturada atualmente, cabendo às crianças adequarem-se a esta estrutura física, e não o contrário, não urna escola arquitetada e construída especificamente para a criança, atendendo suas necessidades. A arquitetura escolar mostra-se, pois, como uma construção social eminentemente imersa no momento histórico que a cria, mostrando, assim, em suas estruturas, muitos dos valores, da cultura e da política de uma época. Daí sua relevância enquanto aspecto da cultura escolar, analisado nesta pesquisa Ver menos
Cultura escolar da educação infantil e do ensino fundamental : a arquitetura em questão
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