Mediação da familia na constituição do leitor
Juliana Simões Zink de Souza
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP So89m
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
98 f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo observou e analisou situações de mediação, ocorridas no ambiente familiar, que envolvessem o sujeito e a leitura. Buscou-se compreender o papel da família durante tais experiências, e qual a contribuição que a mesma pode propiciar ao processo de constituição do sujeito...
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Resumo: O presente estudo observou e analisou situações de mediação, ocorridas no ambiente familiar, que envolvessem o sujeito e a leitura. Buscou-se compreender o papel da família durante tais experiências, e qual a contribuição que a mesma pode propiciar ao processo de constituição do sujeito leitor. Foram selecionados quatro sujeitos, estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, que já se constituíam enquanto leitores autônomos ¿ possuíam o hábito da leitura instalado e o faziam por iniciativa própria, entendendo-a como um momento que gera prazer. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou, para a coleta dos dados, entrevistas gravadas e, posteriormente transcritas. Coletou-se quatro diferentes histórias de vida, focadas principalmente no período da infância. Nos relatos, há a descrição de situações de leitura vividas no ambiente familiar e suas respectivas significações elaborada pelos próprios sujeitos ao interpretarem tais experiências. O estudo tomou como base, a abordagem histórico-cultural, se apoiando principalmente nas idéias de VYGOTSKY e WALLON, os quais, consideram o ser humano constituído por diferentes dimensões ¿ cognitivas, motoras e afetivas ¿ associadas entre si e ativas durante toda a vida do indivíduo. Consideram também que o processo de formação do indivíduo, enquanto ser social, se dá através da interação com o ¿outro¿, em situações de mediação, que coloquem o sujeito em contato com os objetos culturais. Neste sentido, o presente estudo buscou entender de que forma a família participa do processo de constituição do leitor, atuando como o ¿outro¿, que organiza situações que coloquem o sujeito em contato com o universo da leitura, contribuindo para que se estabeleça um vínculo de sucesso entre ambos. Entende-se que as situações de mediação são marcadas afetivamente, e, portanto, a qualidade das mesmas será um aspecto fundamental à natureza da relação que irá se estabelecer entre o sujeito e a leitura
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