Teatro na socialização das crianças : experiencias teatrais nas salas de aula
Neusa Maria Caim Maestro
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M268t
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
98f.
Orientador: Marcia Maria Strazzacappa Hernandez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este trabalho tem o objetivo de apresentar como nasceu a paixão e o interesse pela arte teatral por uma professora de ensino fundamental e de que forma ousou introduzir esta arte no espaço escolar mesmo não sendo especialista nesta area. Retrata como com a valorização de aptidões atraves de pequenas...
Ver mais
Este trabalho tem o objetivo de apresentar como nasceu a paixão e o interesse pela arte teatral por uma professora de ensino fundamental e de que forma ousou introduzir esta arte no espaço escolar mesmo não sendo especialista nesta area. Retrata como com a valorização de aptidões atraves de pequenas montagens teatrais pode experimentar significativas contribuições na socialização e na formação das crianças. Sendo este tema pouco explorado por professores de primeira a quarta serie, descreve como as experiências teatrais realizadas com crianças na escola apresentaram resistências de diretores, de colegas de trabalho e funcionarios e de que forma as enfrentou. O trabalho construído de forma narrativa foi dividido em cinco "cenas" que se inicia com a história real da trajetória de vida escolar da professora, fortemente marcada por episodios de rejeição e exclusão social no interior da sala de aula e exibe os aspectos que os deflagraram. Segue relatando as conseqüências ocasionadas por um tratamento desigual que culminou em formas de representação da realidade atraves de jogos simbólicos com os quais procurava solucionar seus conflitos internos. Mostra como os jogos de faz de conta e as fantasias a levaram a assumir diferentes papeis enquarito se constituía como pessoa, o que também a levou a se tomar professora. A segunda cena denuncia o lugar ocupado pela arte na escola. Tambem aponta como a escola trata a questão da emoção, do desejo, dos sentimentos no processo de aprendizagem. Mostra como a professora iniciou um processo de ruptura nessas antigas formas de aprendizagem atraves da arte teatral apesar de não ser habilitada. Relata a forma como se concretizaram as primeiras montagens teatrais nas salas de aula e as soluções encontradas para enfrentar as dificuldades, especialmente as financeiras. Na terceira cena apresenta um estudo aprofundado sobre os PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte no intuito de compreender melhor os processos de inclusão do ensino de arte na educação brasileira. Reflete e analisa a questão da necessidade ou não do especialista em arte na escola que provoca tambem questionamentos sobre a formação do professor. Através destes questionainentos avalia se o mesmo esta preparado ou não para trabalhar as diferentes linguagens artísticas na escola. Levanta também a situação do especialista na forma como a instituição pública esta organizada. Apresenta um pequeno panorama historico dos grandes conflitos que tumultuaram a arte-educação no Brasil, que leva o leitor a conhecer os motivos pelos quais a arte ocupa um lugar de pouca importância no sistema escolar brasileiro. O foco principal deste trabalho será apresentado na quarta cena que exibe como se da especificamente a socialização entre as criariças no palco escolar e como acontecem as relações entre os sujeitos na construção dos espetáculos. Analisa como alunosfatores e a professora¿diretora assumem esta relação, no desenvolvimento dos trabalhos teatrais e revela os aspectos afetivos que envolvem esta dinâmica. Aborda a maneira como os espetáculos teatrais na escola tornam-se um canal de socialização entre os educandos atraves de um trabalho de desenvolvimento da sensibilidade estetica. A quinta e ultima cena revela uma busca pela aproximação das crianças com a arte pelo desejo de conquistar uma escola mais justa e inclusiva, na qual sentimentos e emoções também possam propiciar a transformação do mundo que nos cerca
Ver menos
Teatro na socialização das crianças : experiencias teatrais nas salas de aula
Neusa Maria Caim Maestro
Teatro na socialização das crianças : experiencias teatrais nas salas de aula
Neusa Maria Caim Maestro
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra