Concepção de escola de alunos de um assentamento urbano
Cassia Regina Volpone Urvanegia
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ur8c
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
56 f.
Orientador: Rosely Palermo Brenelli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo teve como objetivos apresentar a concepção de escola de crianças de um assentamento urbano em uma cidade do interior do Estado de São Paulo; verificar como se caracteriza para essas crianças uma escola ideal e, por último, destacar os sentimentos que os participantes expressam em...
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Resumo: Este estudo teve como objetivos apresentar a concepção de escola de crianças de um assentamento urbano em uma cidade do interior do Estado de São Paulo; verificar como se caracteriza para essas crianças uma escola ideal e, por último, destacar os sentimentos que os participantes expressam em relação à escola que freqüentam. Participaram deste estudo trinta alunos, sendo dez de 2", dez de e dez de 4* séries do ensino fundamental de uma escola municipal que atende a um assentamento urbano. Mediante sorteio, selecionaram-se as dez crianças de cada uma das séries, na faixa etária entre sete e dezesseis anos. O instrumento elaborado para a coleta de dados foi uma entrevista semi-aberta aplicada individualmente aos participantes pela pesquisadora, contendo dez questões. O procedimento qualitativo de análise dos dados permitiu organizar as questões em quatro categorias: I - Concepção de escola; II - Função da escola; III - Escola ideal e IV - Sentimentos em relação à escola. Foram analisadas as três séries escolares investigadas, indicando a freqüência das respostas obtidas, descritas também em porcentagens. Os resultados demonstram que 100% dos participantes concebem a escola como o lugar de aprendizagem. Alem desta concepção, que prevalece, a escola é representada também como um espaço para brincar, para ter amigos e como possibilidade para ter um futuro melhor, com emprego, moradia e alimentação. Apontam como escola ideal aquela com características mais lúdicas e sem violência. Sentem-se bem na escola que freqüentam e expressam sentimentos positivos relacionados às necessidades sócio afetivas. Os sentimentos negativos expressados apontam as brigas e quando não há aulas de semana e outros). Os resultados deste estudo nos remetem a refletir sobre as reais necessidades desses alunos que, além de conceberem a escola como local de aprendizagem, concebem-na também como um local onde suas necessidades sócio afetivas devam ser atendidas
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Abstract: Not informed
Aberto
Concepção de escola de alunos de um assentamento urbano
Cassia Regina Volpone Urvanegia
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